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CAPITAL INTELECTUAL

Pesquisa da Escola de Governança aponta 73% dos servidores com nível superior

Objetivo é gerar informação para tomadas de decisão, e a partir daí, potencializar o desenvolvimento de pessoas nas organizações estaduais

Por Ronan Frias (SECOM)
23/02/2023 15h13

O relatório da pesquisa "Análise do capital intelectual na estrutura pública do Estado do Pará", de autoria da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA,) aponta que 73,2% dos entrevistados declararam possuir formação de nível superior, em diferentes níveis de formação. A pesquisa tem como objetivo geral diagnosticar o capital intelectual, formado pelos capitais humano, relacional e estrutural nas organizações públicas do poder executivo paraense. 

De acordo com a EGPA, de maneira específica buscou-se identificar oportunidades que podem ser potencializadas para o desenvolvimento de pessoas nas organizações públicas estaduais.

"O principal objetivo da pesquisa é gerar informação para tomadas de decisão, e a partir daí, direcionar os órgãos a estabelecer os seus planos de formação de acordo com as suas estruturas, com vistas à formação de um capital intelectual que de fato reflita os resultados esperados. Mas, para isso é necessário que esses órgãos conheçam  os resultados da pesquisa. Como exemplo podemos citar a área de segurança pública, que obteve maior número de respondentes, e a partir dos dados coletados, a pesquisa possa contribuir para o planejamento de sua política de formação", destacou o diretor geral da EGPA, Wilson Ferreira.

A pesquisa da EGPA segue a abordagem quantitativa e tem caráter exploratório de forma a atender aos objetivos geral e específicos. No total, foram analisados dados referentes de 3.797 servidores públicos, dos setores de Segurança, Saúde, Educação e demais segmentos. O período de realização da coleta de dados decorreu por 6 meses, entre dezembro de 2020 a maio de 2021. 

Wilson destacou ainda que "A pesquisa de capital intelectual só foi possível em virtude do compromisso do governo do Estado com a política de formação de seus servidores públicos, com vistas a elevar a qualidade dos serviços públicos em prol do cidadão que é o sentido da atividade pública".

O estudo conduzido pela EGPA identificou que dos cursos de formação continuada frequentados nos últimos 5 anos, destacam-se aqueles realizados em faculdades e Universidades, cursos na instituição em que trabalho, quando contrata cursos específicos e, parte deles, na Escola de Governança Pública do Pará, e em Escola de Formação Corporativas, como a Etsus, Efaz, Cefor, Iesp, Enap. Esses resultados mostram que, na percepção dos entrevistados, a qualificação dos servidores para melhor desempenho no trabalho é um objetivo estratégico na instituição.

Outro dado destacado no estudo da EGPA é o de que 60,0% dos entrevistados concordam que a comunicação de procedimentos é de fácil entendimento na instituição. Esse recurso resultante do processo de comunicação dos procedimentos é essencial na formação do capital estrutural, no desenvolvimento das atividades e na cultura organizacional. Este capital emerge da combinação de processos organizacionais e fluxos de conhecimentos gerados no desenvolvimento das atividades rotineiras dos servidores públicos.