Pesquisa da Escola de Governança aponta 73% dos servidores com nível superior
Objetivo é gerar informação para tomadas de decisão, e a partir daí, potencializar o desenvolvimento de pessoas nas organizações estaduais
Foto: Jader Paes / Agência ParáO relatório da pesquisa "Análise do capital intelectual na estrutura pública do Estado do Pará", de autoria da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA,) aponta que 73,2% dos entrevistados declararam possuir formação de nível superior, em diferentes níveis de formação. A pesquisa tem como objetivo geral diagnosticar o capital intelectual, formado pelos capitais humano, relacional e estrutural nas organizações públicas do poder executivo paraense.
De acordo com a EGPA, de maneira específica buscou-se identificar oportunidades que podem ser potencializadas para o desenvolvimento de pessoas nas organizações públicas estaduais.Foto: Jader Paes / Agência Pará
"O principal objetivo da pesquisa é gerar informação para tomadas de decisão, e a partir daí, direcionar os órgãos a estabelecer os seus planos de formação de acordo com as suas estruturas, com vistas à formação de um capital intelectual que de fato reflita os resultados esperados. Mas, para isso é necessário que esses órgãos conheçam os resultados da pesquisa. Como exemplo podemos citar a área de segurança pública, que obteve maior número de respondentes, e a partir dos dados coletados, a pesquisa possa contribuir para o planejamento de sua política de formação", destacou o diretor geral da EGPA, Wilson Ferreira.
A pesquisa da EGPA segue a abordagem quantitativa e tem caráter exploratório de forma a atender aos objetivos geral e específicos. No total, foram analisados dados referentes de 3.797 servidores públicos, dos setores de Segurança, Saúde, Educação e demais segmentos. O período de realização da coleta de dados decorreu por 6 meses, entre dezembro de 2020 a maio de 2021.
Wilson destacou ainda que "A pesquisa de capital intelectual só foi possível em virtude do compromisso do governo do Estado com a política de formação de seus servidores públicos, com vistas a elevar a qualidade dos serviços públicos em prol do cidadão que é o sentido da atividade pública".
O estudo conduzido pela EGPA identificou que dos cursos de formação continuada frequentados nos últimos 5 anos, destacam-se aqueles realizados em faculdades e Universidades, cursos na instituição em que trabalho, quando contrata cursos específicos e, parte deles, na Escola de Governança Pública do Pará, e em Escola de Formação Corporativas, como a Etsus, Efaz, Cefor, Iesp, Enap. Esses resultados mostram que, na percepção dos entrevistados, a qualificação dos servidores para melhor desempenho no trabalho é um objetivo estratégico na instituição.
Outro dado destacado no estudo da EGPA é o de que 60,0% dos entrevistados concordam que a comunicação de procedimentos é de fácil entendimento na instituição. Esse recurso resultante do processo de comunicação dos procedimentos é essencial na formação do capital estrutural, no desenvolvimento das atividades e na cultura organizacional. Este capital emerge da combinação de processos organizacionais e fluxos de conhecimentos gerados no desenvolvimento das atividades rotineiras dos servidores públicos.