Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Carnaval do Hospital Abelardo Santos tem bloquinho e fantasias para bebês prematuros

Unidade investe em estratégias que favoreçam a interação e priorizem a qualidade e a segurança na assistência prestada aos usuários

Por Governo do Pará (SECOM)
23/02/2023 14h31

Para garantir um clima descontraído e de folia mesmo em uma unidade de saúde, os profissionais do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, desenvolveram uma programação que atendeu desde aos colaboradores até aos usuários, neste Carnaval. A iniciativa contou com produção de máscaras na pediatria, bloquinho do atendimento seguro e, ainda, fantasias para os bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

As ações conduzidas pela assistência, pela equipe multiprofissional, pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NQSP) e pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), tiveram como objetivo, amenizar os reflexos da hospitalização em pacientes e acompanhantes e criar um ambiente alegre neste período de folia nacional.

Como o último grito de Carnaval, na tarde desta quarta-feira (22), o Bloco do HRAS, saiu por um desfile em diversos setores da unidade, reforçando as metas segurança do paciente, quais são: identificação correta, comunicação efetiva, segurança em medicamentos de alta vigilância, cirurgia segura, redução dos riscos de infecção, dano por queda, lesão por pressão e adorno zero.

Participação - A autônoma Elizabeth Costa, de 41 anos, que está acompanhando o cunhado que foi encaminhado de Barcarena para realizar cirurgia de próstata no HRAS, tem notado o cuidado e a segurança no dia a dia da unidade. “Eu tenho reparado na dedicação dos profissionais, eles estão sempre atentos aos procedimentos”, observou.

A enfermeira Suzana Silva, considera a aplicação das metas de segurança um diferencial do hospital. “Com elas nos sentimos mais tranquilos para realizar os procedimentos. Um exemplo é a meta de identificação segura, ela ajuda a evitar vários erros com a medicação e deslocamento do paciente. Por isso eu sempre oriento a minha equipe a fazer checagem de tudo”, afirmou.

Objetivo - Para a enfermeira do NQSP, Jocy Guimarães, o objetivo principal da programação é evitar danos ao paciente e, dessa forma, reduzir as consequências negativas de um atendimento realizado de forma insegura. “O paciente deve participar ativamente de seus cuidados, além disso, estar em um ambiente em que ele e familiares sejam ativos na busca da segurança e promoção à saúde, isso gera motivação e bem estar com o cuidado prestado”, detalhou.

Já a psicóloga e membro do GTH, Radharani Andrade, destacou que a equipe aproveitou o período alusivo ao Carnaval para apresentar a temática das metas de segurança do paciente de forma lúdica e alcançar todos os públicos da unidade. “Eles se divertiram falando e ouvindo sobre os conceitos, mas de uma forma mais descontraída e dinâmica. O objetivo é ampliar o conhecimento e implicar a todos no processo do cuidado”, disse.

Pediatria - Em paralelo ao bloco dos adultos, durante a semana, o Abelardo Santos ainda realizou uma oficina de confecção de máscaras de Carnaval e o bloquinho com as crianças da ala pediátrica e, ainda, vestiu fantasias nos bebês prematuros.

Referência - Atualmente, a unidade hospitalar dispõe de diversos projetos voltados à qualidade na assistência prestada aos seus pacientes. “Temos buscado desenvolver estratégias que visam o fortalecimento dos nossos processos, priorizando a qualidade e a segurança na assistência prestada aos usuários. Em conjunto com o Núcleo Qualidade e Segurança do Paciente, são realizadas periodicamente auditorias, identificando os pontos de melhorias”, afirmou o diretor Executivo Jean Cleber Spricigo.

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é uma unidade da rede de saúde pública estadual administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto da Ascom / HRAS