Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

CarNatea na Poli Lago de Tucuruí promove interação social entre crianças e adolescentes

Ação terapêutica para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista contou com oficinas de máscaras e adereços de Carnaval

Por Governo do Pará (SECOM)
22/02/2023 13h50

Para proporcionar momentos que conectam as crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) às situações sociais que acontecem no Pará e no Brasil, a Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, promoveu o Carnatea, ação de âmbito terapêutico para os usuários da unidade, naterça-feira (21).

A iniciativa contou com oficina de construção manual de máscaras e de adereços de Carnaval e sessões de relaxamento, e foi aprovada por quem participou. Elivania Pinho, mãe de Cadmiel, de 7 anos, destacou a importância desses eventos para que o filho possa se envolver mais.

Elivania contou que como Cadmiel não gosta de muito barulho e interação com muitas pessoas, as atividades junto de crianças ajudam a quebrar essas barreiras. “No começo ele não gostava, devido ser muito seletivo com as pessoas, mas agora já aceita bem, então esses eventos que pede mais o envolvimento e a interação dele com as outras crianças eu acho muito interessante e não o deixo faltar”, enfatizou.
 
Gabrielle Brito, mãe da Valquíria, de 3 anos, recebeu o diagnóstico da filha recentemente e considerou a ação essencial e inclusiva. “Ela tem sensibilidade auditiva, então não são todos os lugares que ela gosta de estar. E ações como essa do Natea é muito importante para as nossas crianças. Às vezes tem evento na escola e não se tem toda uma estrutura para incluir, por isso, essas programações que o Natea proporciona como no Natal e agora no Carnaval, para eles é muito importante”, avaliou.
 
“É muito bom comemorar, brincar um pouco e se divertir com as outras crianças”, festejou Ana Luísa, de 12 anos. A terapeuta ocupacional do Natea, Jéssica Ingra, ressaltou que o objetivo do Carnatea, foi promover a inclusão e a interação social das crianças e dos adolescentes, por meio da oficina, de criação de máscaras e adereços.

“A criança ao chegar Carnatea produziu a sua própria máscara, do seu jeito. E através do brincar e da musicalização, também promovemos uma tarde e uma manhã muito alegre para ajudar na criação do vínculo e promover uma melhor qualidade de vida para cada um”, detalhou.  
 
“Trabalhamos de forma constante para dar autonomia e uma melhor qualidade de vida  para os nossos pacientes e acompanhantes, por este motivo, ações que promovam a interação social e o contato com o que está acontecendo no mundo incentivadas e realizadas dentro da nossa unidade", frisou a diretora executiva da Poli Lago de Tucuruí, Louhanna Silva.

Perfil - Mensalmente, 50 atendimentos são disponibilizados pela Poli Lago de Tucuruí, por meio do NATEA. Além desse atendimento especializado, a Poli mantém infraestrutura para realizar até 9 mil atendimentos por mês, em 36 especialidades médicas e não médicas.

SERVIÇO

A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade pública, localizada na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica. A Poli é administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Sespa.

Texto da Ascom Poli Lago de Tucuruí