Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"OPERAÇÃO CARNAVAL"

Governo garante segurança e tranquilidade para mais de 200 mil foliões em Vigia

As ações seguem de forma integrada até o encerramento de todas as programações no município

Por Roberta Meireles (SEGUP)
21/02/2023 17h20

Com o lema "A alegria está de volta às ruas", Vigia de Nazaré, no nordeste paraense, já conhecida pelo tradicional carnaval de rua, retomou a programação após dois anos de restrições. O município está entre as 75 localidades do estado que receberam reforço e ações integradas durante a "Operação Carnaval", para garantir a segurança dos foliões e um lazer com tranquilidade. 

Para garantir a tranquilidade dos brincantes, entre turistas e moradores da ilha, os órgãos do sistema de segurança pública reforçaram o efetivo com reforço das polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, além do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) que também atua em parceria com o órgão de trânsito municipal em ações de prevenção de acidentes e conscientização dos motoristas.

Segundo o comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, Capitão Pinheiro, cerca de 160 agentes da PMPA estão reforçando o policiamento diariamente nas ruas do município e no corredor da folia para coibir delitos. 

"Desde o início da programação,.na quinta-feira, estamos atuando com reforço na base e nas ruas. Inclusive, instalamos alguns pontos de observação, que ficam nos altos, para que o policial possa acompanhar de um outro ângulo toda a movimentação nas ruas e assim manter a ordem no evento. Nossos postos estão desde a concentração no corredor da folia até a dispersão, para que assim a gente garanta todo o suporte necessário e a segurança de todos para um lazer tranquilo", explicou o capitão da PM. 

Com várias atrações em trios elétricos, palcos e nas ruas históricas, a programação que teve início na última quinta-feira (16), finaliza nesta terça-feira (21). Entre os destaques dos blocos de rua, estão “Os mascarados”, que saíram pelas ruas na sexta-feira (17), além das “Virgienses” e “Os Cabraçurdos”, na segunda-feira (20), que atraíram uma multidão de foliões, com brincadeiras tradicionais pelas vias. Mesmo com o fluxo intenso de pessoas, a tranquilidade foi mantida. 

Para Lana Barbosa, que é natural de Belém e atualmente mora no município com a família, o retorno da programação é sinônimo de muita animação e alegria após o período difícil que todos enfrentaram. “Estamos aproveitando cada minuto desde quinta-feira. Aqui os adultos se divertem, mas as crianças também são contagiadas pela animação das ruas e conseguem aproveitar com muita música e alegria. Vigia está totalmente lotada, por onde vamos tem visitantes aproveitando a folia. Uma coisa que observei e até comentei com meu esposo foi sobre a quantidade de policiais nas ruas, o local que ficamos tinham vários por perto, isso nos passa segurança e tranquilidade", disse.

Reforço no atendimento -  O atendimento na Delegacia de Polícia Civil do município também recebeu reforço com 15 servidores a fim de garantir a celeridade no fluxo das.ocorrências. Até a manhã desta terça-feira (20), cerca de 70 boletins de ocorrência haviam sido registrados.

"Os agentes da Polícia Civil reforçaram o efetivo para dar mais segurança e um atendimento rápido às pessoas que estão aproveitando esses dias no município. Além disso, estamos realizando fiscalizações integradas junto aos outros órgãos do sistema de segurança tanto nas vias quanto em estabelecimentos, para inibir irregularidades e atos ilícitos", afirmou o delegado Hennison Jacob, diretor de Polícia do Interior.

Desde a última sexta-feira (17) até amanhã desta terça-feira (20), os órgãos do sistema de segurança pública realizaram várias ações no âmbito da “Operação Carnaval”, a exemplo da “Tolerância Zero” que atuou na fiscalização de vias, estabelecimentos, bares, entre outros, sendo que 127 estabelecimentos foram fiscalizados, dos quais 95 foram notificados para regularização. 

As ações seguem de forma integrada até o encerramento de todas as programações no município, além do início do deslocamento dos foliões pelas rodovias do estado.