Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ALERTA

HGT aborda a dependência química em ação com frequentadores do hospital 

Por Governo do Pará (SECOM)
21/02/2023 20h04

O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Geral de Tailândia promoveu nesta segunda-feira (20), Dia Nacional do Combate às Drogas e Alcoolismo, uma ação em saúde de conscientização sobre dependência química nas recepções do ambulatório e central aos frequentadores da unidade. Na ocasião foi entregue material informativo e a iniciativa teve como facilitadora Izabel Alves, psicóloga clínica do HGT.

A profissional explica que o uso de álcool e outras drogas pode causar dependência, tornando-se uma doença. Ela reforça que é um problema de saúde pública, pois interfere em aspectos sociais, culturais e políticos e deve-se, portanto, ser trabalhada a prevenção. “A dependência dessas substâncias é um problema sério. O alcoolismo é um dos principais motivadores de óbitos entre os adolescentes. A dependência dessas drogas interfere no psicológico do dependente, pois causa um prazer momentâneo, fazendo com que ele queira sempre estar nesse estado, dificultando a recuperação”, enfatizou.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos, por isso, o Dia Nacional do Combate às Drogas e Alcoolismo faz-se necessário para intensificar as ações de combate, conscientizando a população.

Francisca dos Santos, 47 anos, é mãe de Willian Conceição, 16, internado no HGT. Ela comenta que tinha ciência da data e que possui familiar com dependência em álcool, o que é muito doloroso. “Sofremos muito pela situação de um familiar alcoólatra. Não desejamos essa situação a ninguém. A droga traz vários malefícios para a vida e, infelizmente, é comum ouvirmos histórias de jovens inseridos nesse mundo”, comentou a agricultora. Willian soma em dizer que as ações de conscientização são muito importantes para alertar a população.

Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HGT fica na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Pedro Amorim/ Ascom HGT.