Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
UNIVERSO CULTURAL

Cultura geek garante a diversão de crianças e adolescentes na UsiPaz Guamá

Edição do Projeto Conecta da Paz foi realizada pela primeira vez na UsiPaz Guamá no sábado (18), e está percorrendo as Usinas da Região Metropolitana

Por Dani Franco (SEAC)
18/02/2023 19h27

Projeto "Conecta da Paz" leva a cultura geek para o ambiente interativo e diverso das Usinas da PazO universo dos animes, mangás e videogames, tão comuns em grandes feiras da cultura geek, tem espaço também nas periferias. O Projeto "Conecta da Paz", realizado nas Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém, chegou agora ao bairro do Guamá. A programação incluiu concursos de cosplayers, torneio de RPG, jogos clássicos de videogame, justdance e feira de produtos da cultura geek. 

Idealizado pelo publicitário Diego Borges como parte da sua tese de doutorado, o "Conecta da Paz" começou na UsiPaz Padre Bruno Sechi, no Bengui. De lá, o projeto vem percorrendo todas as Usinas da RMB. Segundo Diego, o objetivo principal do projeto é mostrar como o universo geek influencia a cultura das periferias. "Eu digo que o 'Conecta' nas UsiPaz já é a minha própria tese finalizada, pois a prova da influência geek é ver as comunidades presentes aqui", disse o publicitário.

Possibilidades - Para o coordenador da Usina da Paz Guamá, Renato Ferreira, esta edição do "Conecta" também é uma possibilidade de apresentar esse universo à comunidade. "O Guamá sempre foi um bairro com poucas opções de lazer e de cultura. Abrir a Usina para essa programação é uma forma de mostrar novas possibilidades aos jovens daqui", informou.

A novidade foi aprovada pela estudante Fabiane Ferreira, 11 anos, que visitou uma exposição de fantasias de super-heróis pela primeira vez. "Eu estou gostando muito. Não conhecia, e está sendo uma ótima oportunidade pra gente aqui do bairro", afirmou. 

O Projeto Conecta da Paz ocorre todo sábado, circulando entre as sete UsiPaz da Região Metropolitana (de Belém, Ananindeua e Marituba). A realização é uma parceria do organizador do projeto com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).