Estudantes da rede pública estadual comemoram conquista de vagas na Uepa
Alunos de escolas da Seduc e do Polo Metropolitano Pré-Enem deixaram a emoção fluir após ouvirem seus nomes no listão divulgado neste sábado
Isabel Viana, caloura de Medicina, colhe o resultado da dedicação aos estudos
O sentimento de ver o sonho realizado tomou conta de centenas de estudantes neste sábado (18), após a Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgar o listão dos aprovados no processo seletivo. A conquista foi celebrada com entusiasmo por alunos da rede pública de ensino e do Polo Metropolitano Pré-Enem, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que reforça a preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.
Isabel agradeceu pelo apoio recebidoCursar Medicina é um sonho acalentado por muitos jovens concluintes do ensino médio. E quem realizou o sonho de ouvir seu nome na rádio, durante a leitura do listão dos aprovados, foi a estudante Isabel Viana, 17 anos, que conquistou uma vaga pelo sistema de Cota Étnico-Raciais (CER). Ao lado dos pais, Isabel extravasou toda a emoção do momento. “O resultado foi com muita persistência e apoio de todo mundo, da minha escola, dos meus professores e da minha comunidade. Eu sou muito grata, porque não conseguiria sozinha. Se apoie naqueles que estão sonhando com você, porque vale muito a pena”, afirmou a caloura.Iris Fernandes ganha o tradicional banho de trigo na comemoração pela vaga em Licenciatura em Ciências da ReligiãoA alegria quase não cabia no peito de quem dedicou dias, noites e muitos finais de semana aos estudos. Outra aprovada foi Iris Fernandes Barbosa, a mais nova aluna do curso de Licenciatura em Ciências da Religião. Esse resultado ela alcançou com apoio do Polo Metropolitano, em Belém. “Foi muito importante o incentivo do cursinho e dos professores, que nos ensinaram o básico de cada matéria, como matemática. É uma vitória de verdade, e eu fico muito feliz. Eu estava desacreditada, tanto é que nem queria ouvir o listão. Eu devo essa vitória a toda minha família, que esteve comigo nesse longo processo, e a minha avó, que não está mais entre nós”, contou Iris.Iris Fernandes ao lado de familiares Rede de apoio - Ter uma rede de apoio é muito importante para quem se dedica aos estudos. Para muitos adolescentes, a família tem papel importante. Selma Matos, tia de Iris Barbosa, é um exemplo. “Ela sempre foi uma boa filha. Criamos ela e auxiliamos nos estudos até alcançar esse resultado. Ela sempre só se dedicou aos estudos”, disse Selma.
O coordenador do Polo Metropolitano Pré-Enem, professor Diego Maia, usa sua experiência de vida para incentivar os alunos. “A motivação maior é ser estudante de escola pública e hoje concursado. Ajudo a realizar sonhos, e isso motiva a incentivar os alunos. O que fazemos aqui é um trabalho de recomposição, já que eles estudam em suas escolas normalmente, e ajudamos com as nossas aulas. A nossa expectativa é ter um maior número de aprovados, que ultrapasse o do ano passado, que foi 68%”, informou o coordenador. Até o momento, o cursinho oferecido pelo governo do Estado registra mais de 100 aprovados na Uepa.
As aulas de reforço no Polo Metropolitano Pré-Enem são fundamentais para alunos da rede públicaInvestimentos - Na última segunda-feira (13), o Governo do Pará, por meio da Seduc, anunciou um aumento de 15% no salário do quadro do magistério estadual e a definição do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do quadro administrativo da Secretaria de Educação.
O governo do Estado também já lançou o Programa "Alfabetiza Pará", em regime de colaboração, que auxilia os municípios no desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) durante o período de alfabetização.
Texto: Bianca Rodrigues - Ascom/Seduc