Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Centro de Reabilitação do Pará mantém certificação internacional Qmentum

Selo é concedido pelo Accreditation Canadá, organização independente dedicada a avaliar e acreditar a qualidade de serviços de saúde

Por Vera Rojas (HEMOPA)
18/02/2023 11h36

A excelência de gestão na assistência centrada na pessoa, foi decisiva para o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, manter, pela segunda vez consecutiva, a certificação canadense Qmentum International IQG, com selo Acreditado Diamante, que coloca a instituição do Governo do Pará como a única pública no Norte e Nordeste do Brasil, e uma das poucas no País, no quesito Ambulatório 2, que destaca-se pela inovação e padrões globais de atendimento aos seus usuários. o 

Aplicado em mais de 40 países, o Qmentum International é um modelo de avaliação de serviços de saúde que assegura às organizações atenderem aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais. A certificação é concedida pelo Accreditation Canadá, uma organização independente que se dedica a avaliar e acreditar a qualidade e segurança dos serviços de saúde em todo o mundo. 

Para diretora Técnica do CIIR, Fabrícia Dias Maciel, a manutenção Qmentum garante que os serviços de saúde mantenham altos padrões de qualidade e segurança, pois os requisitos são baseados em evidências e seguem as melhores práticas na área da saúde. "Os serviços de saúde que buscam a certificação Qmentum passam por um processo rigoroso de avaliação, que inclui uma avaliação inicial, avaliação no local e uma revisão final”.

De acordo com o gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Leisson Pinheiro, durante a avaliação realizada pelos consultores do IQG, houve entrevistas junto aos colaboradores, pacientes e suas famílias. O processo contou ainda com revisão da documentação e observação do atendimento aos pacientes.

“Após avaliação dos consultores IQG, com a verificação das práticas organizacionais obrigatórias, respaldadas em evidências que tratam de áreas de alta prioridade que são centrais para a qualidade e a segurança, eles avaliam ainda aspectos como segurança do paciente, qualidade da assistência, gestão de riscos, liderança e governança, recursos humanos, gestão da informação e comunicação. Depois da avaliação, a equipe emite um relatório com recomendações para a melhoria contínua do serviço”, disse o gerente da organização, Leisson Pinheiro. 

Diagnosticado com autismo, o menor Gabriel Trindade, de 4 anos, é um dos contemplados com o alto padrão em saúde disponibilizado pela equipe multiprofissional do CIIR. Sua  mãe, Josiane Trindade, de 30 anos, pontua o CIIR como uma instituição nível primeiro mundo. “Com estrutura e profissionais capacitados, o meu filho vem se desenvolvendo. O CIIR tem um suporte tecnológico que é difícil encontrar em uma outra instituição de saúde no Brasil e, além disto, saber que o meu filho é assistido por uma instituição que tem certificação internacional, isso me dá mais tranquilidade e confiança na reabilitação dele”.  

De acordo com a avaliadora sênior da metodologia do IQG, Regina Cardia, os processos devem ser pautados sempre em prol da qualidade e segurança do usuário. “O CIIR está de parabéns. Constatamos muita evolução e inovação. Saímos daqui com uma satisfação enorme em conhecer um serviço em saúde de tão alta excelência. Foram dois dias de visita em alguns dos processos escolhidos tais como: a Liderança; o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH); a Engenharia Clínica; o Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea); os Centros Especializados, em Odontologia (CEO) e o de Reabilitação (CER IV); mais a Gestão de Acesso”.

Para diretora Executiva do CIIR, Rejane Xavier, a manutenção da certificação Qmentum é um indicador de excelência na prestação de cuidados de saúde da unidade e demonstra o compromisso de um serviço de saúde com a melhoria contínua da qualidade e segurança do atendimento ao paciente. 

“O resultado final ratifica todos os esforços da gestão e de nossa equipe multiprofissional para oferecer e manter um atendimento cada vez mais qualificado, seguro e humanizado. Isso nos incentiva a refinar, constantemente, os nossos processos em benefício dos que necessitam de nossa assistência”, destacou a gestora que agradeceu o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) por mais esta conquista que brinda a gestão do CIIR.

O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

SERVIÇO

O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.