Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ALÔ PAPAI, ALÔ MAMÃE!

Emoção e gritos de alegria marcam  o resultado do Prosel 2023 da Uepa

Total de 52 mil inscritos concorreram a vagas em 31 cursos de graduação, ofertados na capital e no interior, ao todo 3.678 vagas foram preenchidas

Por Governo do Pará (SECOM)
18/02/2023 11h29

Festa dos calouros Uepa 2023 animada pela Bateria dos Búfalos, no campus da Universidade, no Telégrafo, em Belém Os gritos de alegria, abraços emocionados e muita comemoração dos calouros aprovados no Processo Seletivo (Prosel) 2023 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) marcaram o sábado de carnaval deste ano. A transmissão do Resultado do Prosel 2023 contou com a tradicional coletiva de imprensa na reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Confira o resultado, aqui.

Às 10h, a vice-reitora, Ilma Pastana, tocou a buzina que liberou a entrega do listão para as rádios presentes e nos links on line. Ao todo, 97,61% das 3.768 vagas ofertadas foram preenchidas. A previsão é que no dia 28 de fevereiro, o edital de matrícula seja disponibilizado no site da Uepa. O documento orienta todo o processo e traz a lista de documentos necessários para os calouros. As aulas iniciam no dia 20 de março.

O sorriso da vitória da vestibulanda Uepa na hora do tradicional trote de familiares e amigas neste sábado (18) O vestibular contou com mais de 52 mil inscritos, que concorreram a vagas em 31 cursos de graduação, ofertados na capital e no interior do estado. Do total de vagas ofertadas, 1.195 foram preenchidas por candidatos de cotas socioeconômicas, 706 de cotas étnico-raciais e 1.777 nas vagas gerais, totalizando 3.678 preenchidas.

Além de Ilma, o titular da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Ednalvo Campos, e o  Pró-reitor de Gestão e Planejamento, Carlos Capela,  participaram da coletiva que antecedeu a imprensa para a divulgação do resultado.

Não faltou o selfie para assegurar aos amigos o nome do aprovado no vestibular Uepa 2023Pastana reforçou a importância de promover a inclusão para viabilizar acesso assegurado à Instituição. “O processo deste ano tem como marca as costas étinoco-raciais. A Universidade completará 30 anos em 2023, e temos orgulho em trabalhar em prol da inclusão. Estamos trabalhando nos últimos meses incessantemente, buscando viabilizar ações relacionadas à mulher, aprovamos uma resolução contra o assédio, aprovamos as cotas étnico raciais e neste ano, avançamos para promover as cotas para pessoas com deficiência PCD”, afirmou Ilma.

De acordo com o  pró-reitor de Gestão e Planejamento, Carlos Capela, “a Universidade trabalha para receber os calouros nos 21 campi em todo o estado, estando presente em praticamente todas as regiões de integração do Estado, de forma física ou com unidades administrativas”.
 
Dezenas de candidatos foram conferir os nomes no listão afixado no mural da Universidade do Estado do Pará (Uepa)Calouros Uepa 2023

Com a pontuação de 909,02, Felipe Gandra Moreira foi o primeiro colocado do Prosel Uepa 2023, concorrendo a uma vaga ao curso de Medicina em Belém. Ana Sarah de Souza com 907,70, e Kaike Eduardo da Silva Lobo com 905,54, ocuparam a segunda e terceira colocação respectivamente para o curso de Medicina em Belém.  

Dedicação e conquista

Mais uma etapa vencida, mais um obstáculo ultrapassado. Esse é o sentimento dos novos calouros Uepa que marcaram presença na listagem dos aprovados no Prosel 2023. A espera pelo resultado foi intensa e muitos estudantes estiveram no prédio da Reitoria da Uepa, no bairro do Telégrafo, para acompanhar a divulgação, em clima de expectativa e ansiedade. Layza Belo Neto, de 17 anos, foi aprovada em Ciências Biológicas, esteve presente com sua família e festejou com ovo e trigo.

“É uma experiência muito boa e eu fico muito feliz, porque era o meu sonho passar nesse curso. O último ano foi muito difícil. A pressão por passar no Enem, o nervosismo e a tensão nos estudos, além dos problemas de saúde que aparecem no caminho atrapalham bastante, mas no fim, deu tudo certo, e pude comemorar minha aprovação”, afirmou Layza.

O tradicional mural com o listão afixado voltou este ano e mexeu com os nervos de quem aguardava o resultado presencialmente. Os calouros aprovados celebraram a conquista ao som da bateria dos Búfalos, a atlética do curso de Medicina. A comemoração foi intensa, temperada com ovos, trigo e colorífico. 

Para os calouros, a aprovação representa muito mais do que o resultado de uma prova. É o início de uma nova fase da vida, repleta de oportunidades, desafios e aprendizados cruciais para a construção de seus futuros, seja como profissionais ou pesquisadores.
 
Cotas Raciais
Uma das novidades no processo de matrícula deste ano será a validação dos calouros aprovados dentro das cotas destinadas à alunos negros e indígenas. A Comissão de Heteroidentificação fará a verificação da autodeclaração e entrega dos documentos comprobatórios. A comissão é composta por representantes da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Diretoria de Controle Acadêmico (DCA), Núcleo de Formação Indígena (Nufi) e Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (Neab) da Uepa, além de representantes de movimentos negros e indígenas.

A Uepa espera receber 706 estudantes classificados pela reserva de vagas, sendo o primeiro ano em que o Prosel adere às cotas étnico-raciais para o ingresso nos cursos de graduação.

Texto de Fernanda Martins e Messias Azevedo / Ascom Uepa