Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Destaques na redação do Enem, alunos da Escola Albanízia de Oliveira são aprovados na UFPA

Por Bruno Magno (SEOP)
17/02/2023 15h44

Com cerca de 70% dos estudantes com notas acima de 700 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, tem motivos de sobra para celebrar o ano letivo de 2022. Vários estudantes foram aprovados no vestibular da Universidade Federal do Pará, que divulgou o listão na manhã desta sexta-feira (17). A excelente performance dos estudantes reforça a importância dos investimentos assegurados pelo Governo do Pará na rede estadual de ensino do Pará.

Maior nota de redação na escola, com 980 pontos, o estudante Luiz Gonzalez, de 17 anos, conseguiu a tão sonhada vaga no curso de Psicologia da UFPA. "Nossa, estou muito emocionado, que nem consigo falar direito. Mas queria muito agradecer a todo o apoio aos meus professores da Escola Albanízia, mais ainda à professora Ione que fez a diferença em nossas vidas", disse ele, emocionado, ao comemorar com a família na manhã de hoje.

O estudante William Soares, de 17 anos, conquistou uma vaga no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPA. Ele tirou 920 na redação do Enem e comemorou a nova fase com a família. "É uma emoção tão grande que não sei como explicar. Estou muito grato à minha família pelo apoio, grato a escola, a todo mundo que contribuiu. É uma felicidade gigantesca nesse momento ter conseguido essa vaga, que era um sonho pra mim", contou ele.

Especialista em abordagem textual pela Universidade Federal do Pará (UFPA), a professora de língua portuguesa, Ione Franco, foi a responsável pelas excelentes notas dos estudantes, cujas pontuações foram essenciais nas aprovações de hoje (17). "É cansativo, mas o nosso propósito é mostrar que todo e qualquer aluno, independentemente de qualquer escola, da condição financeira, do lugar onde mora, pode construir a vida brilhantemente com base na educação. Já chorei muito com as mensagens que recebi, vejo que estamos inspirando outras pessoas, que é o resultado de muita dedicação de todos", disse a criadora do projeto ‘Construção e Reconstrução do Texto’.

Para o diretor da Escola Albanízia de Oliveira, professor Theo Queiroz, as aprovações refletem a ótima qualidade de ensino na escola pública. A direção da unidade escolar ainda está contabilizando o número de alunos aprovados este ano "Todos estamos muito felizes e contentes na escola. Esse resultado demonstra que estamos no caminho certo para mudar a realidade desses jovens", disse ele.

Investimentos -  Na última segunda-feira (13), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), anunciou um aumento de 15% do salário do quadro do magistério e a definição do Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR) do quadro administrativo da Seduc. O Governo do Estado também já lançou o programa "Alfabetiza Pará", programa em regime de colaboração que auxilia os municípios no desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) durante o período de alfabetização. 

Nos últimos quatro anos, ao todo, foram reconstruídas e entregues 117 escolas no Estado, o que representa a entrega de uma unidade a cada 12,5 dias.