Segup ativa Centros de Comando e Controle e lança ‘Operação Carnaval 2023'
Secretaria de Estado de Segurança Pública do Pará intensifica ações e amplia efetivo em 75 localidades do território paraense
Agentes de segurança a postos na ilha de Mosqueiro, em BelémOs Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) foram ativados nos municípios de Salinópolis, no distrito de Mosqueiro e em Cametá, nesta sexta-feira (17), durante o lançamento oficial da “Operação Carnaval 2023”, que ocorre simultaneamente em 75 localidades do Pará, coordenados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em parceria com os demais órgãos do Sistema de Segurança e órgãos municipais, com a integração de mais de 2 mil agentes de segurança, além de viaturas, aeronaves e embarcações que garantem mais agilidade nas ações.
Os Centros ativados funcionarão durante 24 horas, integrando os órgãos e deliberando às ações que visam garantir segurança e tranquilidade de todos durante o feriado prolongado, principalmente nos balneários e municípios que recebem o maior número de turistas no período de Carnaval no interior do Pará.
“Nós tivemos o trabalho de mapear as localidades reconhecidas no estado do Pará como prioridade na procura da população no período do carnaval. A partir disso, estruturamos reforços com ações específicas para cada um desses destinos, a fim de, trabalhar dentro de cada peculiaridade, de modo a atender e garantir uma estrutura adequada de segurança pública, com o apoio pessoal e recursos materiais e tecnológicos como viaturas, aeronaves, embarcações, drones, para que tenhamos ações mais eficientes no trabalho desenvolvido nesse feriado”, afirmou Luciano de Oliveira, Secretário Adjunto Operacional da Segup.
Em Salinópolis, o Centro de Comando foi ativado na entrada do atalho da Sofia, na Praia do Atalaia, reunindo todos os órgãos que integram a operação, além do centro de videomonitoramento, que recebe as imagens geradas pelas câmeras de segurança do Centro Integrado de Operações (Ciop) distribuídas nos principais pontos do município, pra inibir e coibir a criminalidade, além de garantir a agilidade diante de qualquer demanda.
Em Salinas também há reforço de efetivo e intensificação das rondas e demais ações da segurança pública Distrito de Mosqueiro - Na Ilha de Mosqueiro, o CICC foi ativado em um ônibus, e conta com a parceria da Guarda Municipal de Belém. O Comando está instalado no Caramanchão, na Praia do Farol, onde acompanha as imagens das câmeras de monitoramento e reúne os agentes de segurança pública para o relato e análise das ações.
Em Cametá, município localizado no baixo Tocantins, que recebe grande número de turistas para as festas tradicionais de carnaval, o CICC móvel que tem atuação inédita neste período, está instalado em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, recebendo o registro de ocorrências, monitorando as imagens da câmeras instaladas em pontos estratégicos, além de integrar os agentes em prontidão para atendimentos de demandas da população.
Além dos três municípios com os Centros de Comando, as ações integradas para garantir segurança nos principais balneários do interior do Estado, alcançam 75 localidades, a exemplo de Bragança, Vigia, Barcarena, Outeiro, Tucurui, Cotijuba, Marapanim, Marabá, Colares, além da Região Metropolitana de Belém, entre outros, que já estão com ações ostensivas e preventivas visando a paz social.
Fiscalizações - Várias ações de fiscalização já estão sendo realizadas, a exemplo da “Saída e entrada da Capital”, “Tolerância Zero”, “Lei Seca”, além das ações iniciadas na Região Metropolitana de Belém que garantem fiscalizações, ostensividade e prevenção nas áreas do circuito mangueirosa e desfiles de blocos e escolas de samba, bem como a segurança da população que permanece na capital nesses dias.
“É importante ressaltarmos que várias ações específicas estão sendo desenvolvidas dentro da Operação, conforme os horários definidos pelos pontos focais que estão em cada localidade. Em Salinas, por exemplo, equipes realizarão fiscalizações no período da noite, visando fiscalizar estabelecimentos, orlas, vias, para inibir ações criminosas”, disse Luciano de Oliveira.
Unidades Policiais - Além das ações nas Rodovias, vias e balneários, as delegacias e seccionais nas localidades foram reforçadas para garantir o atendimento da população diante de qualquer demanda neste período.
Participam da Operação Carnaval, as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Científica do Pará, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Grupamentos Fluvial (GFlu) e Aéreo (Graesp) de Segurança Pública, Centro Integrado de Operações (Ciop), Guardas Municipais, órgãos de fiscalização de trânsito municipais, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
As atividades ostensivas, preventivas e de fiscalizações serão realizadas durante todo o período de feriado prolongado, seguem até a próxima quarta-feira (22).