Fundação ParáPaz leva a municípios informações para prevenir violência no Carnaval
Garantir proteção a mulheres, crianças e adolescentes é o principal objetivo do “Bloco Empoderando Elas”, que já chegou ao nordeste paraense
Ação da caravana em escola do Baixo TocantinsA Fundação ParáPaz elaborou uma agenda temática para abordar assuntos importantes no período de Carnaval. O “Bloco Empoderando Elas” consiste em uma caravana, que percorre diferentes municípios na região nordeste do Estado para alertar e esclarecer sobre importunação sexual, assédio, violência doméstica, canais de denúncia, prevenção de violência contra crianças e adolescentes, gravidez na adolescência e uso de drogas lícitas e ilícitas.
A iniciativa conta com a participação do Projeto “Entre Elas” e de outras profissionais da Fundação ParáPaz, e visa orientar de forma mais acessível e direta mulheres e adolescentes sobre riscos recorrentes na época carnavalesca, como importunação sexual, quando as mulheres se sentem mais vulneráveis, explicou a delegada Claudilene Maia.
O conhecimento é fundamental para prevenir a violência e, quando necessário, denunciar e buscar apoio da Polícia e da Justiça“Queremos garantir que mulheres e adolescentes estejam bem informadas, com orientações sobre empoderamento feminino, prevenção ao assédio e importunação sexual, e saibam a diferença entre eles, como também sobre a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes e abandono de incapaz. Não deixar as crianças sozinhas em casa para curtir o Carnaval, por exemplo, e instruir sobre o que fazer quando identificar ou suspeitar de violência contra crianças e adolescentes, e fazê-los conhecer os canais de denúncia”, ressaltou a delegada.
Programação - A equipe multiprofissional, composta por assistente social, advogada, enfermeira e pedagoga, iniciou a programação no município de Cametá, na região Tocantins, na última terça-feira (14), orientando cerca de 130 alunos da rede municipal e estadual de ensino.
Na quarta-feira (15), a equipe esteve em Abaetetuba, na mesma região, e nesta quinta-feira (16) em Vigia de Nazaré, no Nordeste. No sábado (18), a caravana chegará ao município de Curuçá, e no domingo (19) a Bragança. O trabalho será encerrado no nordeste paraense na segunda-feira (20), em Santarém Novo.