Alunos de escola beneficiada pelo TerPaz são aprovados pelo IFPA
A aprovação é fruto de diversas estratégias do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e ações específicas do programa Territórios pela Paz (TerPaz)
Seis alunos do 9º ano da Escola Estadual Maria de Nazaré Marques Rios, localizada no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua, foram classificados no Processo Seletivo Unificado, nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, do Instituto Federal do Pará (IFPA). O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (15).
A aprovação é fruto de diversas estratégias do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e ações específicas do programa Territórios pela Paz (TerPaz), que realiza desde 2019, diversas atividades integradas de cidadania, educação, esporte, meio ambiente e cultura para a comunidade escolar.
“O TerPaz chegou para gente em junho de 2019 e, a partir daí, a escola começou a ter mais presença de governo, foram inseridos diversas atividades, cursos e oficinas. A escola foi reformada nesse processo, o que era uma demanda antiga, as salas foram climatizadas, os espaços todos pintados, tivemos realmente uma mudança e a transformação desses alunos”, comentou a Rosa Teixeira, diretora da escola.
Com emoção, a diretora ressalta a importância do programa TerPaz na vida dos alunos e dos pais também. “Eu fico muito grata a Deus, a nossa equipe e a estrutura que nos foi dada, através da Seduc e tbm pela Seac, através do Terpaz, que nos dava um gás. Até para os pais porque eles realizaram aqui na escola cursos de garçom, garçonete, corte e costura, eles aproveitaram muito também. Já os alunos participaram de diversos cursos, o projeto Cenas de Paz, por exemplo, Jogos Internos dos Territórios, aulas de reforço, oficinas de meio de ambiente, reciclagem, compostagem, Cantinhos Verdes, Biodigestor, ações com o Detran, foram distribuídas cestas de alimentação no período da pandemia, distribuição de brinquedos… Nossa, muitas coisas, tudo isso fruto com a parceria do TerPaz”, disse Rosa.
Um dos estudantes classificados foi Victor Otávio Pereira Palheta, de 16 anos. Ele ficou em 2º lugar geral da Instituição e vai cursar Técnico de Informática. “Fiquei muito feliz e grato pela escola, estudava muito em casa e a escola também ofertava diversas atividades extras pelo TerPaz, como palestras e oficinas, isso foi muito bom pra gente. Estou ansioso para começar as aulas porque acho essa área interessante”, relatou o jovem. A mãe, Maya Pereira, de 50 anos, afirmou o esforço do filho com os estudos. “É muita felicidade, estou com muita alegria pelo meu filho, foi muito esforço para ele conseguir, a escola também teve um papel importante nesse processo, graças a Deus ele é muito estudioso e foi muito bom saber que ele passou em segundo lugar”, comemorou.
De acordo com dados do Núcleo de Relações Institucionais da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável por coordenar o programa TerPaz, foram realizados mais de 132.463 beneficiamentos em escolas, somente no território Icuí-Guajará, em Ananindeua.
“As escolas foram os principais parceiros, quando o TerPaz entrou nesses territórios. E, no caso da escola Maria de Nazaré Marques Rios, foi uma das escolas que mais abraçou o TerPaz, dentro do Icuí, e isso modificou o ambiente escolar. No início do programa todas as ações ocorreram nas escolas e isso trouxe o resgate das famílias para dentro das escolas também. Foi um movimento natural, realizamos diversos diálogos para melhorar as condições do ambiente escolar. Estamos muito felizes com esses resultados que a escola alcançou, a gente sabe quanto é difícil. Mas o TerPaz contribuiu, no conjunto de ações voltadas para a educação na comunidade”, avaliou.