Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Geral de Tailândia orienta população contra aumento de acidentes de trânsito

Programação de Carnaval da Unidade também chama a atenção para a importância da doação de sangue no período de folia

Por Governo do Pará (SECOM)
16/02/2023 14h44

Durante o carnaval, anualmente, há ocorrência do aumento de acidentes de trânsito, na maioria das vezes, causados por imprudência dos condutores em desrespeito às leis trânsito e cometem infrações, como conduzir veículos, mesmo após ingestão de bebidas alcoólicas.

Referência na assistência de várias especialidades, entre elas, traumatologia e ortopedia, além do serviço de Urgência e Emergência, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), vai contribuir com ações de educação em saúde para um trânsito mais seguro, com dicas de prevenção de acidentes para os públicos, interno e externo, tendo em vista que a maioria das vítimas de trânsito necessita de transfusão de sangue.

Paulo Gladstone, médico ortopedista do HGT, explica que os acidentes mais comuns que o hospital recebe são os acidentes de trânsito envolvendo motocicletas e que, com o aparecimento das festas, as incidências desses acometimentos tornam-se mais comuns. “Recebemos aqui no hospital vários tipos de fraturas, luxações, fraturas expostas e politraumas, são acidentes que normalmente envolvem o uso de álcool”, pontuou.

Segundo o Atlas da Acidentalidade do Transporte Brasileiro, em 2020, as principais causas de acidentes de trânsito foram: falta de atenção; desobediência à sinalização; velocidade incompatível; ingestão de álcool no volante; defeito mecânico no veículo; desobediência em relação à distância de segurança; dormir ao volante; animais na pista; ultrapassagem indevida; defeito na via.

Para o usuário, Alberto da Silva, 42, é muito importante que a população se conscientize sobre as leis de trânsito e seu cumprimento e evitar riscos de ocasionar acidente colocando em risco a sua vida e a de outra pessoa. “Já ouvi vários relatos de acidentes ocasionados por embriaguez, uso de celular e por motoristas em alta velocidade, é preciso ter em mente que nas ruas quando somos negligentes colocamos a vida dos outros em risco, assim como a nossa”, comentou o empresário.

Dados - Em 2022, foram registrados mais de 1.900 atendimentos de vítimas de acidentes no trânsito, que é um número expressivo e que precisa de atenção. Assim, é importante seguir às leis de trânsito, não só durante as festas, mas em todo o ano. Acidentes com motocicletas representam maior parte desses acidentes, no ano passado foram mais de 1.600 acidentes, seguidos por acidentes com carros e bicicletas, com pouco mais de 100 acidentes no ano.

Com Agência Transfusional (AT) própria, abastecida pelo Hemonúcleo de Abaetetuba (Henab), o HGT presta assistência hemoterápica aos seus usuários com atendimento mais ágil e seguro. Em 2022, a AT realizou mais de 500 transfusões de sangue. Em janeiro deste ano a AT do Hospital Geral de Tailândia realizou 70 transfusões.

Ana Paula Baltazar, Biomédica e coordenadora do Laboratório do HGT, explica que com o aumento significativo de acidentes no período de carnaval, provenientes  de acidentes de trânsito, armas de fogo e outros fatores, aumentam o número de solicitações de bolsas de sangue. Por isso, muito importante a contribuição da sociedade com a doação de sangue regular.

“Com o incentivo e mobilização das campanhas que vem acontecendo em diversos municípios do estado com o intuito de mobilizar as pessoas e conscientizar sobre a importância das doações e a regularidade de realizar esse ato de amor ao próximo, com as campanhas de carnaval estamos conseguindo captar um grande número de doações e doadores novos. Doe sangue na unidade do Hemopa mais próxima de você”, ressaltou Ana Paula.

Para maiores informações sobre locais de doação de sangue no Pará, clique aqui.

Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

SERVIÇO

O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

 Texto de Pedro Amorim / Ascom HGT