Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa promove gincana de Experiência do Paciente para crianças e familiares

Atividade tem o apoio do Núcleo da Experiência do Paciente, do Comitê de Humanização da instituição, e inclui brincadeiras e ações terapêuticas

Por Governo do Pará (SECOM)
16/02/2023 14h32

Brincar é a atividade mais importante da infância, e para as crianças atendidas pela Unidade de Terapia Renal Substitutiva Pediátrica, da Fundação Santa Casa, não pode ser diferente. A brincadeira proporciona interação social, autonomia, reciprocidade e capacidade de raciocínio a pacientes que, por muitas vezes, precisam abandonar a escola para dar continuidade ao tratamento.

Pensando nesta relação entre a brincadeira e o conhecimento, a equipe multiprofissional da Unidade realiza a Gincana da Experiência do Paciente, que tem como objetivo melhorar aspectos da prestação de cuidados de saúde que os pacientes valorizam muito quando procuram e recebem cuidados, tais como obter consultas oportunas, fácil acesso às informações e boa comunicação com os prestadores de cuidados de saúde.  

O evento conta com o apoio do Núcleo da Experiência do Paciente e do Comitê de Humanização da instituição, e inclui diversas brincadeiras e atividades terapêuticas que buscam melhorar o processo de atendimento na saúde. 

Fernanda Lobato, terapeuta ocupacional da Santa Casa, ressalta que é extremamente necessário dinamizar a rotina hospitalar e realizar uma abordagem criativa para que a criança possa receber os estímulos necessários para o bom desenvolvimento cognitivo, social e físico. "Apesar de estar necessitando de tratamento, há uma potencial melhora clínica que precisa ser estimulada através do trabalho com a questão do cuidado centrado no paciente".

Por meio de jogos e brincadeiras realizadas durante a gincana, as crianças aprendem a importância da  boa receptividade e uma interação humanizada com o hospital.

“A proposta sócio emocional da gincana deste ano é reforçar ainda mais o zelo com a experiência deles dentro do ambiente hospitalar e trabalhar na prevenção de problemas futuros”, afirma Fernanda Lobato.

Cuidado centrado no paciente - Pioneira nas ações voltadas ao Programa Experiência do Paciente em todo o estado do Pará, o corpo gestor da Fundação Santa Casa implantou, em 2021, o Núcleo de Experiência do Paciente (Nepo), um grupo técnico que regulamenta, institucionalmente, as iniciativas voltadas ao incentivo de padrões ótimos de experiência, por meio de planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação de programas que visem garantir o cuidado centralizado na pessoa.

O projeto quer contribuir para que o paciente e o familiar tenham uma experiência de acolhimento excelente durante o seu tratamento, de maneira que eventos indesejáveis sejam evitados ou minimizados no decorrer da jornada do cuidado, buscando ainda alavancar valor em saúde por meio do cuidado seguro, humanizado e de qualidade, conforme explica a enfermeira do Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança (NSGQ), Regina Bastos.

"O projeto consiste em discutir, propor e disseminar o processo de conscientização dos colaboradores, reforçando a cultura do atendimento no cuidado centrado no paciente. Ações como esta, desenvolvida na Terapia Renal Substitutiva Pediátrica, são de extrema importância para semear a cultura da experiência do paciente pelos corredores da instituição ", destaca a enfermeira.

Texto de Rafaela Soeiro /  Ascom Santa Casa