Emater promove Fórum sobre Pesca e Aquicultura em Afuá
Evento pretende trazer visibilidade ao setor e debatê-lo como estratégia de geração de emprego e renda
O município do Afuá, na Ilha do Marajó, recebe o Fórum de Pesca e Aquicultura, uma iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), que iniciou nesta quarta-feira (15) e segue até a próxima sexta-feira (17), reunindo agricultores familiares, lideranças comunitárias, e representantes de órgãos ligados ao setor produtivo, para debater o tema 'A pesca e a aquicultura do Marajó como fatores de desenvolvimento e segurança nutricional'.
"Este evento é importante pois traz visibilidade ao setor e o reconhece como estratégia de geração de emprego e renda. Também incentiva o diálogo e cooperação interinstitucional e valoriza socialmente a contribuição da pesca e aquicultura em termos econômicos e de segurança alimentar, além de estimular o consumo de alimentos saudáveis, que é a carne do pescado", disse a engenheira de pesca da Emater, Cleide Marques, da organização do Fórum.
O Fórum de Pesca e Aquicultura no Marajó conta com a parceria da Prefeitura Municipal, da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Programação
Palestras:
15/02
De 8h às 12h
-Panorama de pesca e aquicultura: diagnóstico local.
- Acordos de pesca
De 14h às 18h
-Situação atual da pesca e importância do matapi sintético para o manejo sustentável
- Licenciamento ambiental
- Beneficiamento e processamento do pescado
- Acesso ao crédito rural
Oficinas:
16 e 17/02
De 8h às 12h e de 14h às 18h
- Beneficiamento e processamento do pescado
- Licenciamento ambiental
- Apetrechos de pesca sustentável para o camarão
Serviço: o Fórum de Pesca e Aquicultura no Marajó ocorre em Afuá, de quarta-feira (15) a sexta-feira (17), a partir das 8 horas, com palestras e oficinas, no Centro São Sebastião, localizado na rua Generalíssimo Deodoro, Centro.
Texto: Ascom Emater