Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABILIDADES

Nova turma de crianças começa Iniciação Musical na Fundação Carlos Gomes

A FCG abriu mais de 600 vagas para cursos de Iniciação Musical e de Musicalização para turmas de 2023, formadas por crianças e adolescentes

Por Carol Menezes (SECOM)
13/02/2023 20h42

Mais de 200 crianças, entre 7 e 9 anos, iniciaram nesta segunda-feira (13) o curso de Iniciação Musical na Fundação Carlos Gomes (FCG), em Belém. Cheios de expectativas, assim como os pais e responsáveis, os novos alunos começaram hoje uma importante trajetória para o desenvolvimento de habilidades a partir da musicalização.

Fundação Carlos Gomes incentiva a formação musical Joel Costa, diretor de Ensino da FCG, informou que a Fundação recebeu cerca de 1,5 mil inscrições para o curso, que ofereceu 240 vagas. "Acredito que o curso, por focar no desenvolvimento de habilidades, por isso é tão procurado. Por ser também baseado nos métodos ativos, que incluem cantar em coro ou em conjunto, fazer música em conjunto, de concentração, de permanecer juntos durante um determinado tempo", contou o gestor.

A costureira Indira Soares, 33 anos, mãe de Heloísa, 7 anos, uma das novas estudantes da FCG, relatou que a menina descobriu a boa relação com a música em um projeto da Igreja, onde foi aconselhada a buscar o curso de Iniciação Musical. "Primeira vez que ela fez a seleção e já entrou. Hoje, ela chegou aqui tensa. Eu aconselhei a ela que se concentrasse bastante e aproveitasse essa oportunidade única, que pode abrir muitas portas", disse a mãe, que esperava no jardim da Fundação enquanto a menina assistia à aula.

Aula presencial - Segundo Eliane Fonseca, professora efetiva de Musicalização da FCG, responsável por uma das turmas, o curso de Iniciação Musical para esta faixa etária é relativamente novo. "Começou quase que junto com a pandemia de Covid-19. Ainda está em implementação, e sendo testado. Agora, voltamos com aulas presenciais, com uma turma nova, e neste primeiro dia de aulas o que posso dizer é que, provavelmente, essas crianças desenvolverão muita coisa, porque iniciação é pratica de conjunto", acrescentou a docente.

Mãe de Maria Rita, 9 anos, e de Marina, 7 anos, a fisioterapeuta Cristiane Macedo, 44, também aguardou na Fundação as filhas terminarem a primeira aula de Iniciação Musical. "Sempre estimulei, e sempre foi sonho da família. Elas já conseguem entender um violãozinho, fizeram a seleção, passaram e estão empolgadas. Acho que esse curso vai trazer muita experiência boa a elas", declarou Cristiane.

Mais de 600 vagas - Os editais de Iniciação Musical e de Musicalização para turmas de 2023, que integram a modalidade de cursos livres do Instituto Estadual Carlos Gomes, foram abertos para o ingresso de crianças e adolescentes. Os processos seletivos oferecem 640 vagas, que se dividirão entre os turnos da manhã e tarde.

O curso de Iniciação Musical é destinado às crianças na faixa etária de 7 a 9 anos completos até o último dia de inscrição, obrigatoriamente alfabetizados. Com duração de três anos, o curso começa com a alfabetização musical para, posteriormente, ser apresentada aos alunos a prática instrumental em grupo, que deve ocorrer a partir do segundo semestre de 2023.