Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO

Crianças internadas no Hospital de Clínicas aproveitam a alegria do Carnaval

Na brinquedoteca, o ‘Bloquinho de Carnaval do HC’ contou com a participação de pequenos pacientes e seus acompanhantes

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
13/02/2023 20h18

Confete, serpentina e muita diversão marcaram o primeiro evento carnavalesco de crianças internadas no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém. Realizado na tarde desta segunda-feira (13), na brinquedoteca da unidade, a iniciativa foi idealizada pela equipe multiprofissional da Clínica Pediátrica e contou com a participação de músicos voluntários, que organizaram um bloquinho com a participação dos pequenos pacientes e seus acompanhantes.

Internada há uma semana no HC, e aguardando cirurgia, Maitê de Andrade, 1 ano e dois meses, aproveitou a programação. Para a mãe da menina, Kelly de Brito, iniciativas como essa contribuem para amenizar o desconforto pela internação. “Achei muito interessante. As crianças estão adorando e é um momento muito bonito. Parabéns a todos os profissionais envolvidos”, disse Kelly.

Mesmo no colo da mãe, Isadora Paula, 8 meses, ficou atenta aos sons dos instrumentos musicais. Fantasiada de princesa, ela participou da programação do início ao fim. “Já estamos aqui há alguns dias. Por isso, atividades assim são fundamentais. Esse cuidado e atenção da equipe são acolhedores”, disse a dona de casa.

Terapia – Práticas que incentivam a humanização na assistência ao paciente são rotineiras no HC. Por meio de atividades desenvolvidas pelas equipes multiprofissionais é possível aliar alegria, segurança e a certeza de um serviço de qualidade para quem presta e quem recebe o tratamento.

“Queremos, por meio de nossas programações, fazer que o tempo que estamos juntos também possa ter um significado para eles, favorecendo memórias afetivas, promoção de vínculos e fazendo da brincadeira uma estratégica de acesso ao falar, se expressar e ressignificar esse momento de hospitalização”, ressaltou Paloma Vanetta, psicóloga atuante no setor de Pediatria do HC.

“Essa programação dará a largada para várias outras atividades programadas para 2023. Será um ano repleto de atrações, dinâmicas e festejos, para alegrar e promover saúde física, emocional e mental de nossas crianças hospitalizadas, que estão na espera de cirurgia ou algum outro procedimento, e no pós-cirúrgico”, acrescentou a profissional.

Para o musicoterapeuta e educador musical Paulo Maia, atuar como músico voluntário no HC é gratificante. “É de suma importância oferecer trabalhos que envolvem música, desenvolvimento de várias habilidades de forma divertida. Nos sentimos muito bem de estar aqui, dividindo esses momentos de alegria”, afirmou. 

Hospital de Clínicas tem programação pra celebrar datas festivas com o paciente Referência - Além do atendimento em cardiologia para adulto, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna também é referência no atendimento a crianças com doenças no coração. Em 2022, entre os meses de janeiro e dezembro, foram registradas 5.020 consultas cardiológicas infantis e 669 cirurgias cardíacas pediátricas. 

A instituição é pertencente ao Governo do Pará, e está localizada na Travessa Alferes Costa, nº 2000, Bairro da Pedreira, em Belém.