Seap destaca unidades prisionais mais eficientes em 2022
A premiação ocorreu na abertura do I Encontro dos Diretores de Unidades Penitenciárias do Pará, que ocorre em Belém
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou o I Encontro dos Diretores de Unidades Penitenciárias do Pará. Na manhã desta segunda-feira (13), no auditório do Centro de Treinamentos de Instrução Especializadas (Ciesp), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, ocorreu o 1º Ato de Reconhecimento aos Diretores das Unidades Penitenciárias. O evento, que contou com a presença do secretário Marco Antonio Sirotheau e demais gestores da Seap, prossegue na terça-feira (14) com reunião para alinhar os direcionamentos para 2023. A Secretaria intensifica o trabalho voltado à ressocialização dos custodiados, a partir do tema “Conquistando novas histórias”.O secretário Marco Antonio Sirotheau (d) entrega o prêmio a Abdolins Xavier, diretor do Centro de Recuperação de Mosqueiro
O encontro foi aberto com a exibição de um vídeo institucional que inclui depoimentos de várias autoridades do Poder Judiciário e Ministério Público do Estado (MPE), destacando o importante papel dos diretores das unidades. Houve homenagens das promotoras Daniella Dias e Carmen Burle, e do promotor Edivar Cavalcante Lima, do MPE, e dos juízes Caio Marco Berardo, de Marabá; Flávio Lauande, de Santarém, e José Godinho Soares, da Vara de Execução Penal.
O titular da Diretoria de Administração Penitenciária (DAP), João Barbosa, ressaltou que as unidades premiadas se destacaram em 2022 nos eixos: Reinserção, Segurança e Assistência. Foi premiado também o Gestor Destaque, nas categorias Diretor, Coordenador Administrativo e de Segurança, valorizando as boas iniciativas e reconhecendo a eficiência do trabalho realizado.
“O evento representa o início de um projeto maior, que busca reconhecimento e valorização de boas práticas de gestão, enaltecendo as unidades, gestores e servidores que apresentaram melhor desempenho em termos de eficiência, efetividade e eficácia na prestação do serviço público”, ressaltou João Barbosa.
Marco Sirotheau ressaltou a transformação no sistema penitenciário promovida pelo governo do EstadoTransformação - O secretário Marco Sirotheau destacou o empenho do governador Helder Barbalho na mudança que permitiu o controle das unidades e os investimentos realizados desde a criação da Seap. Ele saudou ainda a todos os diretores presentes, ressaltando a presença do diretor do Centro de Recuperação de Mosqueiro (CRMO), Abdolins Xavier, que tem 30 anos de atuação no sistema penitenciário do Pará, e da diretora Dorotéa Soares, com 28 anos de serviços prestados.
Marco Sirotheau adiantou que na reunião de amanhã (14) serão tratadas questões relativas à segurança e reinserção, a principal meta da Secretaria. “Vamos alavancar a reinserção dentro da Seap, e pra que isso aconteça temos de colocar nosso objetivo para todos os diretores”, reiterou.
Sobre o Encontro dos Diretores, o secretário ressaltou que o evento é importante para permitir o alinhamento de ideias e a interação entre os servidores. “Às vezes, eles precisam um do outro durante uma transferência de presos, trocam informações e sugestões. É importante essa integração entre as unidades prisionais, para que o serviço possa fluir da melhor forma. Essa reunião é imprescindível para que isso aconteça”, afirmou o secretário.
Destaques – As unidades penitenciárias que se destacaram no eixo Segurança foram os Centro de Recuperação Penitenciário do Pará II (CRPP II) e o CRPP V, ambos administrados pelo sargento PM Jefferson Luiz Leite da Silva. O destaque no eixo Assistência foi o Centro de Recuperação Regional de Mocajuba (CRRMOC), considerada uma unidade modelo na área de educação, já que dos 95 internos atuais, 93 estudam, do ensino fundamental ao superior. O prêmio foi entregue ao diretor Elielves Lopes Furtado.
A unidade que se destacou no eixo da Reinserção Social foi a Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI), prêmio entregue ao diretor Arnaldo de Melo. Outros sete servidores foram contemplados como Destaque Individual 2022 - diretora Karla Cristianne Azevedo, da Central de Triagem da Cidade Nova; diretor Jefferson Leite, do CRPP II e CRPP V; diretor Alécio Janunes Neto, da Cadeia Pública de Redenção, e o diretor Abdolins Xavier, do CRMO, pelo tempo de serviço.
A coordenadora de Administração/Gerência do Complexo Penitenciário de Marabá, Neura Maria Silva Trindade, e o coordenador de Segurança do CRPP V, William de Oliveira Nogueira, também foram agraciados, assim como os diretores da sede, Nacib Braun Jordy, titular da Diretoria de Logística, Patrimônio e Infraestrutura (DLPI), e Larissa Beltrão, titular da Diretoria de Licitações, Contratos e Convênios (DLCC).
O diretor Jefferson Luiz Leite da Silva falou sobre a importância do evento e do reconhecimento da Seap aos servidores. “Não só pra mim, como diretor, mas para a unidade e os nossos servidores. Isso engrandece, enaltece e motiva o servidor a se empenhar mais para manter os protocolos. Ter o secretário aqui hoje, reconhecendo todo esse trabalho da unidade, é muito importante para todos”, acrescentou Jefferson Leite.
Texto: Márcio Sousa – NCS/Seap