Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇO DE HEMODIÁLISE

Em Capanema, Hospital Regional Público dos Caetés avança com serviço Hemodiálise

De setembro de 2022 a janeiro, deste ano, o hospital realizou 4.460 sessões em benefício de pacientes renais, agora, a meta mensal é de 1.346 sessões

Por Governo do Pará (SECOM)
13/02/2023 15h53

Coord. da Hemodiálise, Renan Simôa: ''Estamos evoluindo a cada mês com a implementação de um novo serviço'', disse ele.O Hospital Regional Público dos Caetés, em Capanema, nordeste paraense, completa neste mês de fevereiro, seis meses de funcionamento do serviço de Terapia Renal Substitutiva – Hemodiálise (TRS) na unidade, em benefício a pacientes renais crônicos da região do nordeste paraense. Desde que começou a funcionar em setembro de 2022 até janeiro deste ano, a unidade já realizou 4.460 sessões com pacientes externos. A partir de agora a meta mensal é de 1.346 sessões.

A idosa, Doracir Silva Oliveira, 68 anos, moradora da cidade de Capanema, foi uma das primeiras pacientes a realizar as sessões de hemodiálise no HRPC. Ela conta que antes fazia o tratamento na capital e era um transtorno o deslocamento semanal.

“Na minha vida mudou tudo, porque é aqui perto da minha casa, minha filha me traz, venho de cadeira de rodas, não tenho despesas e ainda tenho tempo de chegar em casa para dormir e descansar. Antes, saia 5h para Belém e retornava só à noite, sem contar, nesse período de chuva, em que o trânsito ficava mais lento aí piorava mais. E aqui está tudo melhor, o atendimento é ótimo. O serviço aqui na cidade foi transformador na minha vida", afirmou a paciente Doracir Oliveira.

Com 22 máquinas para hemodiálise, as sessões acontecem de segunda-feira a sábado, em três turnos todos os dias. Além das sessões, os pacientes são acompanhados por uma equipe multiprofissional, formada médico nefrologista, psicólogo, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. No total, são 38 profissionais trabalhando no Centro, incluindo recepcionistas, coordenação e Serviço de Higiene e Limpeza (SHL).

De acordo com o coordenador do setor de Hemodiálise, o enfermeiro Renan Simôa, agora será inserido também o serviço de fisioterapia e fonoaudiologia aos usuários do serviço. E também se o paciente precisar de outras especialidades existentes na unidade, também serão atendidos. “É muito gratificante para nós, pois são pacientes que criamos vínculos e estamos sempre tentando fazer o melhor. Além dos atendimentos assistenciais, existem também ações que realizamos em datas comemorativas, natal, aniversariantes do mês, entre outras que estão em nossa programação.”

O coordenador falou também sobre a importância das campanhas de conscientização de doação de sangue e de órgãos. Destacando sobre a longa fila de pessoas precisando de um rim, por falta de doadores e compatibilidade para quem vai receber.  

“A partir de critérios para o transplante de quem vai receber esse rim, hoje temos seis pacientes nossos cadastrados na central de leitos. E a cada dois meses eles fazem uma coleta chamada soroteca, onde esse material vai para o Hemopa, onde é feito um estudo para ver a compatibilidade para um possível doador”, informou o profissional.

Através da Autorização de Procedimentos Ambulatoriais (Apac), é fornecido pelo SUS, gratuitamente, medicamentos que alto custo para esses pacientes usarem em seu tratamento no dia-a-dia. De acordo com a gerente Assistencial, Silvia Estela Lüthemeier, o serviço de hemodiálise tem causado impacto positivo na comunidade ao atender vários pacientes que antes se deslocavam para longe e que hoje estão vindo para HRPC.

Salão de Hemodiálise do Hospital Regional Público dos Caetés, em Capanema, nordeste paraense“Estamos evoluindo a cada mês com a implementação de um novo serviço, uma nova rotina, com profissionais sempre avaliando o que se pode fazer de melhor, estamos conseguido implementar uma equipe multiprofissional a mais do que pede a legislação. E a grande maioria desses pacientes já tem um vínculo conosco, com a equipe do hospital, pois estão aqui todas as semanas. E que quanto maior esse vínculo, maior o conforto e qualidade de vida para o paciente e sua família.”

No total, estão sendo atendidos 103 pacientes fixos, vindos de várias cidades da região dos Caetés. Eles foram encaminhados, via Central de Regulação, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

SERVIÇO

O Hospital Regional Público dos Caetés integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% SUS (Sistema Único de Saúde), funcionando na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telfone: (91) 3462.3051.

 Texto de Marcelo Zeno / Ascom HRPC