Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

Alunos da rede pública estadual conquistam 2º lugar no Torneio Sesi de Robótica

Na categoria "Design de Robô", estudantes paraenses das escolas Albanízia de Oliveira Lima, Cordeiro de Farias e Jarbas Passarinho desenvolveram uma turbina eólica mais eficiente

Por Bruno Magno (SEOP)
10/02/2023 19h07

Alunos da equipe de robótica "Pavulagem", das escolas estaduais Albanízia de Oliveira Lima, Cordeiro de Farias e Jarbas Passarinho conquistaram o segundo lugar na categoria "Design de Robô", no Torneio Sesi de Robótica First Lego League, encerrado nesta sexta-feira (10), em Belém. Neste ano, o tema “Super Powered” é voltado ao desenvolvimento de projetos ligados à energia. As crianças e adolescentes foram desafiados a explorar origem, distribuição, armazenamento e uso de energia.

A categoria que deu o segundo lugar aos estudantes paraenses avaliou a programação e a aplicação dos conceitos de engenharia na montagem do robô. Foi a primeira vez que uma equipe de alunos da rede pública recebeu premiação na categoria. "Essa é uma conquista muito especial, pois foi fruto da nossa dedicação e esforço. Nós treinamos mesmo durante as férias. Conquistar essa classificação enche de orgulho a nossa equipe. Agradeço à minha família e a meus professores pela oportunidade", disse o estudante Gustavo Lima, da Escola Estadual Jarbas Passarinho.Equipe "Pavulagem" recebeu a premiação pelo destaque no Torneio Sesi de Robótica First Lego League

"Me sinto muito orgulhoso em fazer parte de uma equipe de robótica de escola pública. Também estou bastante feliz em ganhar em 2° lugar na categoria de Design do Robô, e por se tratar de uma categoria bem complexa, que envolve engenharia e programação. Foi uma surpresa para todos nós. Ficamos alegres com essa conquista, até porque nós vemos isso no nosso dia a dia. Agradecemos a oportunidade que a Seduc (Secretaria de Estado de Educação) deu para nos destacarmos em um torneio de nível nacional", completou Lucas Fonseca, da Escola Estadual Cordeiro de Farias.

Oportunidade - Docente do Núcleo de Tecnologia Educacional da Seduc, o professo Rafael Herdy se emocionou ao ver os estudantes recebendo a premiação. "Como professor do Núcleo estou muito feliz com esse prêmio. Isso demonstra que os alunos da escola pública também podem conquistar grandes prêmios, desde que tenham oportunidades. A trajetória deles começou em agosto, quando foi divulgada a temática do prêmio. Após isso, a equipe desenvolveu uma turbina eólica mais eficiente que as comuns. Nós desenvolvemos um trabalho desde 2019 com esses alunos, e já ganhamos vários prêmios nessa trajetória. Mas jamais ganhamos um troféu nessa categoria, pois concorremos com alunos que já dominam bem essa linguagem. Todos estão muito felizes", informou o educador.

O Serviço Social da Indústria (Sesi-PA) foi o operador regional desta terceira edição do evento, realizada de maneira presencial no Estado. Neste ano, 36 equipes se inscreveram na competição, que desafia estudantes de 09 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia. Além de estudantes de escolas públicas, participaram alunos de escolas privadas e organizações não governamentais (ONGs).

Mais de 200 participantes dos estados do Pará, Acre, Amapá e Roraima estiveram em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém, para o Torneio Sesi de Robótica First Lego League.

Alunos de cinco escolas da rede pública estadual - Cordeiro de Farias, Magalhães Barata, Albanízia de Oliveira Lima, Domingos Acatauassú Nunes e Jarbas Passarinho - participam da programação. No ano passado, o Pará foi o único estado da região Norte a estar na etapa nacional do Torneio.