Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Civil do Pará prende foragido suspeito de violência sexual contra vulneráveis 

Por Marcelo Leite (COSANPA)
10/02/2023 15h33

A Polícia Civil do Pará conseguiu localizar e cumprir um mandado de prisão preventiva contra um homem suspeito de envolvimento no crime de estupro de vulnerável. O homem estava foragido desde o início das investigações, ainda em agosto do ano passado, e foi encontrado em Santa Catarina, onde foi preso no início desta semana. 

O traslado para Belém foi feito na madrugada desta sexta-feira (10), com supervisão de uma equipe da Polícia Civil. Logo nas primeiras horas do dia, o suspeito prestou depoimento na Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente, que funciona na Unidade Integrada do ParáPaz, na Santa Casa, e em seguida foi encaminhado para o sistema penitenciário, onde ficará à disposição da justiça. 

Delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, frisa que a prisão em outro estado e o recambiamento mostram que a instituição está atenta e coibindo esse tipo de crime. “Esse foi mais um trabalho da nossa Diretoria de Atendimento à Vulneráveis, através da Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente na Santa Casa. A Polícia Civil investiga todos os crimes, mas quando se trata de crianças e adolescentes, a gente tem um atendimento diferenciado pela gravidade desses crimes. Por isso, investigamos, juntamos elementos da autoria do fato e foi decretada a prisão”, detalha o delegado-geral. 

Responsável pelo caso, delegada Emanuela Amorim lembra que as buscas pelo homem iniciaram logo que o caso foi registrado na unidade. “Fizemos o acolhimento das vítimas e iniciamos as diligências para encontrar o autor. Com avanço dos trabalhos, representamos pela prisão preventiva que foi deferida, levantamos o endereço dele e conseguimos localizá-lo em Blumenau, no estado de Santa Catarina, para onde nossa equipe se deslocou. Efetuamos a prisão dele e fizemos recambiamento para que ele possa responder ao processo aqui”, explica Emanuela.  

Ainda sobre o caso, Emanuela frisa a importância de “responsáveis legais ficarem atentos a mudanças de comportamento ou outros sinais que possam indicar que essas crianças estejam sendo vítimas de violência física ou sexual e procurem a delegacia para o acolhimento especializado e as diligências sejam iniciadas”, acrescenta. 

Canais de denúncia
Delegacias de Polícia Civil / Disque Denúncia 181 
Atendente Virtual IARA / (91) 98115-9181 
Conselhos Tutelares 
Disque 100 (direitos humanos)