UsiPaz Cabanagem tem carnaval de inclusão e aprendizagem por todo mês de fevereiro
Programação começou com oficinas de máscaras e se encerrará com 1º Baile da Usina no dia 15, em parceria com a Fundação Cultural do Pará e ParáPaz
Com a bebê de um ano no colo, mas de olho nos dois filhos maiores, a dona de casa, Andreza Maia, 37, saiu do bairro Jardim Sideral, onde mora, para levar as crianças ao seu primeiro bailinho de carnaval. Na Usina, a pequena Malu ganhou máscara de papel e colar havaiano para a folia, enquanto os filhos participavam da oficina de desenho e colagem. “Meus dois filhos mais velhos são autistas e ainda tenho a bebê. Vivo só para eles e vir aqui é a oportunidade para integrar a todos na comunidade de forma segura”, avaliou.
A família de Andreza é só um exemplo das dezenas de grupos familiares no Carnaval de Portas Abertas da UsiPaz Cabanagem na manhã desta sexta-feira, 10. Como a família de Andreza, outras crianças e adultos também estiveram presentes. Um grupo de alunos da Escola do Campo Maria Madalena Travassos, do distrito de Mosqueiro, por exemplo, teve até a aula do dia na Usina e aproveitou a programação de carnaval.
“Nossa proposta é de uma educação Freireana, onde buscamos diversificar as formas de aprendizagem, por isso trouxemos os alunos aqui para a UsiPaz Cabanagem. São 30 crianças entre 4 e 8 anos que vivem em áreas de assentamento rural, para elas tudo aqui é novo e cheio de possibilidades, é uma realidade com a qual elas não convivem e que precisam conhecer”, explicou Mileni Amador, coordenadora pedagógica da Escola Madalena Travassos.
As crianças participaram das oficinas de desenho e confecção de máscaras, onde receberam lanches e brindes durante o concurso de fantasias da festa.“Nós sempre fazemos visita aos assentamentos, que é onde mora a maioria das crianças. Vir na Usina foi uma opção pedagógica, pois conseguimos trabalhar de forma interdisciplinar. Aqui eles tiveram aula de desenho, de pintura, participaram de competição, são várias formas de diversificar a pedagogia”, detalhou a coordenadora.
A programação montada pela Fundação ParáPaz está ocorrendo em todas as UsiPaz e tem como meta trazer o real sentido do carnaval: unir famílias e amigos em um momento festivo. “Queremos mostrar que é possível ter um carnaval seguro, sem álcool, sem nudez, sem alusões sexuais. Um carnaval para todas as famílias, independente da religião. É isso que estamos fazendo em cada uma das Usinas”, salientou a coordenadora do ParáPaz nas Usinas da Paz, Rita Melo.
Para Ivanilda Vieira, coordenadora da UsiPaz Cabanagem, “este é um momento onde as famílias da comunidade podem se reunir e ter um pouco de diversão. Estamos desde a semana passada promovendo oficinas voltadas para o carnaval e ainda teremos a culminância na semana que vem. O mês todo está sendo uma grande festa”, garante ela.
Além da programação da Fundação ParáPaz, a Usina da Cabanagem também está desenvolvendo oficinas de máscaras e paródias de marchinhas de carnaval. O resultado será compartilhado por alunos e membros da comunidade no próximo dia 15, quarta-feira, onde haverá o desfile do primeiro Bloco de Carnaval da Usina intitulado “Os Cabanos”. “Vamos trazer um grupo de perna de pau com o coletivo ‘Os Pernaltas’, mais karaokê e concurso de máscaras e fantasias. Estamos bem felizes com esse primeiro carnaval”, anima-se a coordenadora.
SERVIÇO
Carnaval “Espaços Abertos”
Dia 13 – UsiPaz Guamá – 08h
Dia 14 – UsiPaz Prof. Amintas Pinheiro (Icuí-Guajará) – 08h
Dia 15 – UsiPaz Terra Firme – 08h
Dia 16 – UsiPaz Antônia Corrêa (Nova União – Marituba) – 08h
Carnaval Cabano: 15 de fevereiro, com desfile de bloco de carnaval - UsiPaz Cabanagem - 16h30.