UsiPaz Jurunas/Condor recebe programação carnavalesca
“Fico feliz porque eles saem da tecnologia e dessa dependência de tela e criam o hábito de convivência com outras crianças, com as pessoas. É muito bom ver, não só eles, mas todas essas crianças juntas, unidas, brincando, e ajuda demais no desenvolvimento deles”, avaliou a moradora Marília Castilho, de 29 anos, ao acompanhar seus dois filhos, um de 6 anos e outra de 10, mais três amiguinhos durante a realização da programação de carnaval na Usina da Paz Jurunas/Condor, na manhã de quinta-feira, 09.
Marília ainda complementou dizendo que a construção do complexo comunitário mudou totalmente sua vida e a de seus vizinhos que, hoje, eles têm um lugar seguro, iluminado e estruturado para passear com as crianças e ainda com diversas atividades gratuitas disponíveis. “Eles ficavam muito na rua e agora, além dos esportes e dos outros serviços que temos de graça, ainda podemos ficar aqui pra eles curtirem”.
A iniciativa desta integração social a partir de um bailinho de carnaval foi através do projeto “Espaços Abertos”, executado pela Fundação ParáPaz. A proposta é levar alegria e diversão à comunidade nas sete Usinas da Região Metropolitana de Belém, garantindo momentos divertidos com confecção de máscaras, recortes e pinturas com o tema “carnaval” para que tenham oportunidade de conhecer sobre a manifestação cultural e sua importância na sociedade.
“É importante trazer as crianças para as Usinas e garantir o carnaval de forma segura, com todo o apoio de nossos profissionais que estão aqui para auxiliá-las, possibilitando o acesso à cultura e à inclusão de todos, com brincadeiras sadias e adequadas”, frisou Alberto Teixeira, presidente da Fundação ParáPaz.
A máscara de carnaval é presença garantida nesta época e enquanto enfeitava a sua, ao lado de outras amigas, a jovem Raissa Dias, de 11 anos, disse estar ansiosa para participar de outras brincadeiras, mas que também estava adorando colar pedrinhas de glitter e penas coloridas no adereço. “Eu gosto dessa parte de criar, de colar. Gosto bem colorida e bem brilhosa. Vai ficar muito legal”, disse.
O projeto “Espaços Abertos” prossegue com a estrutura de decoração, material e brincadeiras até a próxima quarta-feira, 16. O coordenador geral do projeto, Carlos Valente, enfatiza que o uso de fantasia está liberado e que as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.
Programação:
Dia 10 – UsiPaz Cabanagem – 08h
Dia 13 – UsiPaz Guamá – 08h
Dia 14 – UsiPaz Prof. Amintas Pinheiro (Icuí-Guajará) – 08h
Dia 15 – UsiPaz Terra Firme – 08h
Dia 16 – UsiPaz Antônia Corrêa (Nova União – Marituba) – 08h