Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"LAÇOS DE AMOR"

HGT oferece ação de humanização que celebra o parto com arte que eterniza a maternidade

Placenta é limpa e recebe coloração com tinta. Um carimbo com os detalhes da chegada do seu bebê, como nome, peso, tamanho e o horário de nascimento fazem parte do registro.

Por Governo do Pará (SECOM)
09/02/2023 10h04

O projeto de humanização do Hospital Geral de Tailândia (HGT) tem intensificado a emoção das mulheres que dão à luz na Clínica Obstétrica da unidade. Após o nascimento dos bebês, as mães recebem da equipe de enfermagem uma pintura com carimbo da placenta que uniu o corpo da mãe e bebê, eternizando esse momento especial da maternidade.

A gravura é produzida com tinta guache e contém informações do bebê, como estatura, peso e horário de nascimento, assim como palavras afetivas. A ação é uma extensão do projeto “Laços de Amor”, que acolhe gestantes e puérperas do nordeste do Pará com a proposta de fortalecer a relação entre as mães e a equipe multiprofissional da unidade hospitalar.

Renan Aviz, enfermeiro obstetra e um dos participantes do projeto, explica que o parto é um momento único e muito especial na vida de uma mulher e de sua família, em que o apoio familiar, a confiança em si mesma e o conhecimento do processo de parto e nascimento é fundamental no sentido de diminuir a ansiedade e a preocupação que é gerada nesse período.

“Observando a necessidade de empoderamento das gestantes a fim de vivenciar o parto da melhor forma possível, o projeto 'Laços de Amor' desenvolvido no HGT empenha-se em desenvolver formas de tornar a experiência do parto e nascimento mais leve, através da visita das gestantes na maternidade, rodas de conversas sobre o período gravídico e puerperal, implementação de metodologias não farmacológicas para o alívio da dor no momento do parto - como aromoterapia, musicoterapia, banho morno, presença do acompanhante, liberdade de posição no momento do parto e agora o carimbo da placenta - para que assim, as gestantes possam se sentir mais confortáveis, confiantes e protagonistas do seu processo de parturição”, comentou.

Segundo o profissional, a arte, que se assemelha a uma árvore, tem como objetivo eternizar a ligação entre mãe e filho. O procedimento é feito pelas próprias enfermeiras obstetras, que limpam os coágulos da placenta antes da coloração com a tinta. Um carimbo especial com os detalhes da chegada do seu bebê, como nome, peso, tamanho e o horário de nascimento.

Renan Aviz esclarece que placenta é um órgão muito importante na vida da mãe e do filho durante a gestação, pois é através dela que pode nutrir seu bebê e o feto pode crescer e se desenvolver dentro da barriga. Dessa forma, guardar uma lembrança da placenta e seus significados é algo que deixa as mães bastante gratas.

Aprovação - Amanda Araújo, 22 anos, concebeu a pequena Maria, sua segunda filha, no HGT e foi uma das mães que receberam as primeiras pinturas. “É maravilhoso, uma benção ser mãe. Estava com muito medo, mas a equipe do HGT me acolheu e esclareceu todas a minhas dúvidas. A forma como fui tratada foi muito boa e essa ação é uma lembrança, eterniza esse momento. Nunca havia visto, amei”, enfatizou a dona de casa.

Projeto 'Laços de Amor' - O Projeto 'Laços de Amor' busca fortalecer a relação entre gestantes e equipe multiprofissional do HGT, ofertando um ambiente acolhedor, levando informações do aleitamento materno e rotinas hospitalares, proporcionando condições para que as gestantes conheçam os recursos disponíveis no hospital e se sintam acolhidas e mais seguras na hora do parto.

Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.

Texto: Pedro Amorim/ Ascom HGT