Seduc realiza consulta pública que prevê novos investimentos em educação
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, serão atendidas até 100 unidades escolares da rede estadual de ensino
Equipe da Secretaria de Educação do Estado conduz consulta pública do Programa Educação Por Todo o ParáA Secretaria de Educação do Pará (Seduc), realizou nesta quarta-feira (8), em Belém, a primeira consulta pública do Programa Educação Por Todo o Pará, que prevê financiamento de obras e recursos pedagógicos a serem investidos na educação pública paraense, por meio de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Realizada no auditório da Seduc, a consulta do BID 2 foi conduzida pelo secretário adjunto de Logística Alexandre Buchacra, pelo Coordenador do Projeto Ronaldo Bitar e pela Consultora do BID na Seduc Sandra Kassumi.
"O recurso será destinado para a reconstrução e reestruturação de unidades educacionais que precisam de uma intervenção mais completa. A partir do programa, vamos atender populações tradicionais como povos originários, ribeirinhos e quilombolas”, afirmou Alexandre Buchacra. “A reconstrução da infraestrutura tem repercussão direta no aprendizado do aluno que está na ponta. É através do poder transformador da educação que certamente teremos uma melhoria na condição de vida daqueles que serão atendidos pelo programa e é a partir deles que podemos transformar a sociedade como um todo", ressaltou.
O secretário adjunto de Logística, Alexandre Buchacra, destacou que um dos principais objetivos da Seduc junto ao BID 2 é captar recursos para investir em melhorias como a aplicação e modernização de unidades escolares em diversos municípios do Estado.
O investimento ainda prevê recursos que serão aplicados no contexto pedagógico. "Nos últimos quatro anos o Governo do Estado reformou e ampliou 117 unidades educacionais. O valor deste financiamento junto ao BID deve atender outras 100 unidades educacionais", completou.
Coordenador do Projeto do BID na Seduc, Ronaldo Bitar, explicou como funciona o processo para obter o empréstimo junto ao banco. “O Governo do Estado fez uma carta consulta para o Governo Federal, que foi aprovada pelo Ministério da Fazenda. A partir disso começamos as tratativas com o BID para assinar o novo projeto este ano. Ainda temos algumas etapas para cumprir e prevemos que até o mês de setembro estaremos com o contrato assinado para iniciar as obras”, disse.
Ainda durante os trabalhos, a consultora do BID na Seduc, Sandra Kasumi, lembrou dos critérios que devem ser seguidos para realização da Consulta Pública, com objetivo de garantir a transparência durante todo o processo. Por isso, a reunião foi transmitida nos canais online da Seduc. “A Consulta é baseada no programa Educação por todo o Pará e foi feita de forma presencial e online, sendo transmitida no site da Secretaria, e no canal do Youtube, garantindo assim a participação popular. Através da informação, começamos a dar poder de voz para a população que em breve será ouvida em cada município", frisou ela.
Na próxima sexta-feira (10), a consulta pública será realizada no município de Santarém, no auditório da Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas. A sessão também será transmitida pelo YouTube da Seduc.
Texto de Ligiane Alencar / Ascom Seduc