Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AMPLIAÇÃO

Novos centros de hemodiálise levam atendimento de alta complexidade a diferentes regiões do Pará

Os três espaços entregues em 2022 vêm se somar aos outros 13 polos de atendimento em serviço de alta complexidade em Nefrologia com oferta do serviço especializado

Por Governo do Pará (SECOM)
08/02/2023 11h04

Novo centro de hemodiálise na Policlínica dos CaetésNo ano de 2022, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), reforçou a capacidade de atendimento de pacientes renais crônicos com o serviço de hemodiálise no Pará. Foram três novos centros entregues: o do Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa, em Abaetetuba; o da Policlínica dos Caetés, em Capanema; e o da Policlínica do Lago de Tucuruí.

Ao todo, são 256 novos pacientes atendidos regularmente nestes centros, que agora possuem condições estruturais para receber mais pessoas. Além de ampliar a capacidade da rede estadual, as novas poltronas de hemodiálise são fundamentais para descentralizar este tipo de atendimento no estado, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos de pacientes para locais distantes da cidade onde residem.

Esse foi o principal ponto destacado pelo secretário de Saúde Rômulo Rodovalho: “Parte fundamental do nosso trabalho é levar saúde por todo o Pará, não só uma ou duas cidades de nosso estado, que é tão grande. Estes novos centros de hemodiálise são fundamentais para nossa estratégia de que cada vez menos pessoas que necessitem de atendimento de alta complexidade façam deslocamentos tão longos”, declarou.

Espaço especializado de atendimento no Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa RosaOs três novos centros, entregues em 2022, vêm se somar aos outros 13 polos de atendimento em serviço de alta complexidade em Nefrologia com oferta de hemodiálise. A hemodiálise é o procedimento em que uma máquina filtra e limpa o sangue do paciente renal crônico, realizando o trabalho que o rim doente não pode realizar. O processo retira do corpo o excesso de líquidos e sal e permite ao paciente ter mais qualidade de vida. Em média, um dialisado precisa realizar semanalmente três sessões em dias alternados para garantir os resultados do tratamento e uma vida saudável.

Unidade localizada no Lago de Tucuruí garante mais conforto a pacientes da regiãoAlém dos 16 centros atualmente em funcionamento, a Sespa trabalha para que novas unidades tenham espaço para a realização de hemodiálise, como o Hospital Regional de Castanhal e o Hospital Geral de Tailândia, atualmente em obras e com entrega prevista para 2023. Outros hospitais que já possuem setor de hemodiálise estão tendo sua capacidade ampliada, como o Hospital Regional de Altamira e o Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá.

Texto: Edilson Teixeira/Sespa