Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIDADE

Obras na avenida Ananin entram em fase de acabamento

A avenida Ananin será conectada ao novo viaduto da BR que também está em construção

Por Thais Rezende (NGTM)
04/02/2023 08h00

As obras de implantação da avenida Ananin, que liga a BR-316 ao conjunto Guajará, em Ananindeua, executadas pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), entraram em fase de acabamento e já trazem melhoria e mais qualidade de vida para os moradores da região. 

Mesmo com a chegada do período chuvoso, durante o mês de janeiro, a obra foi finalizada com a imprimação (camada que antecede o asfalto) da pista do lado direito e houve um avanço de 30% na pavimentação. A avenida também começou a receber o acabamento, com o início da construção do meio fio, calçadas e as "bocas de lobo". O projeto prevê ainda a criação de ciclovia e urbanização com iluminação. 

A dona de casa Raiane da Silva, de 22 anos, já usufrui da nova avenida, ela utiliza a via como rota para levar a filha de 4 anos para a escola. “Antes alagava tudo, para passar era difícil. Agora que tem as pistas já fica bem melhor”, garante a jovem.

Gerlandia Oliveira, de 40 anos, é moradora das ruas adjacentes a Ananin e conta como as obras já melhoraram o seu dia a dia. “Antes, aqui era complicado, cheio de pontes. Para eu conseguir vir trabalhar era difícil porque às vezes chovia e a gente passava por dentro da água. Cansei de ficar esperando alguém passar na minha frente pra eu vir atrás. Agora está melhor, vou pedalando, não precisa nem descer da bicicleta. Minha expectativa é melhorar meu negócio, trabalho com venda de almoço e quero começar a fazer janta”, afirma a autônoma.

A avenida Ananin será conectada ao novo viaduto da BR que também está em construção. O diretor geral do NGTM, Eduardo Ribeiro, afirma que a via tem uma grande importância para a mobilidade da região. “É uma via de interligação da BR-316 com os conjuntos Cidade Nova e Guajará. Além disso, terá acesso ao terminal de integração de Ananindeua, que receberá um grande número de viagens desses conjuntos, evitando que as linhas alimentadoras circulem pela BR”, comenta o diretor.

As obras de mobilidade na avenida Ananin representam um investimento de R$ 17 milhões do Governo do Estado, o que inclui drenagem, terraplenagem, pavimentação e urbanização.