Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS

Em Santarém, 150 mil pessoas são beneficiadas com reconstrução de sistema de água

Entre os bairros contemplados estão o da Conquista, Alvorada, Novo Horizonte, Amparo, Santarenzinho, Maracanã e Elcione Barbalho, entre outros

Por Governo do Pará (SECOM)
03/02/2023 16h23

Em Santarém, operários em ação na reconstrução do sistema de abastecimento de água do municípioA Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) segue com os trabalhos no canteiro de obras e serviços da reconstrução dos reservatórios apoiados (Conquista e Irurá), do sistema de abastecimento de água do município de Santarém. O reservatório no bairro da Conquista, quando concluído, vai beneficiar os moradores dos bairros Alvorada, Novo Horizonte, Amparo, São Cristóvão, Santarenzinho, Maracanã e Elcione Barbalho.

Com a capacidade de armazenar em média 3 milhões de metros cúbicos de água, a obra vai garantir que os poços e as redes de fornecimento de água entrem em manutenção por até 48 horas, sem que a população seja prejudicada com a falta do serviço.

O processo de revitalização, iniciado em setembro de 2022, está previsto para ser entregue no segundo semestre deste ano. De acordo com o gestor da Cosanpa, na região do Baixo Amazonas, Adalberto Anequino, ao assumir o cargo em 2019, a obra já havia sido interditada.

“O reservatório não chegou a funcionar por muito tempo, pois logo foi desativado. Mas agora com a nova gestão, seguimos com essa reconstrução de suma importância, e sem dúvida, toda a população vai sair ganhando. Vamos ter condições de planejar a manutenção no sistema de abastecimento sem se preocupar com a falta de água durante a execução dos serviços”, ressaltou Anequino.

Manutenções técnicas de poços e elétricas, por exemplo, poderão ser feitas sem prejudicar o fornecimento de água à população santarena. “Estamos ansiosos para que essa obra seja concluída o quanto antes. Assim que inaugurada, vamos retornar com os serviços de forma imediata", disse o gestor da região do Baixo Amazonas.

O engenheiro responsável pelo projeto, Gustavo de Sousa, destacou os trabalhos. “Já fizemos toda a parte de fundação, reforçamos a laje e nesse momento estamos na fase de reforço das paredes, já são as últimas etapas de concretagem. Até julho deste ano vai estar tudo pronto”, enfatizou o engenheiro.

O investimento do Governo do Estado é de mais de R$ 5 milhões. A obra beneficiará mais de 150 mil santarenos, quando concluída.

Investimentos

A Cosanpa investe em mais melhorias em Santarém por meio de mais obras, que visam a implantação do novo sistema de abastecimento de água em que o projeto contempla a construção de 13 poços profundos (250m), três casas de química, construção de sete reservatórios apoiados (RAP) e a revitalização de dois, no total de 2450 m³, edificação de três reservatórios elevados (REL) e a revitalização de um, totalizando 1.200 m³, além da implantação de adutora.

Os investimentos na Pérola dos Tapajós estavam paralisados desde 2016 e afetava a população diretamente com a escassez de água. O incremento no sistema contempla também mais de 25 mil ligações domiciliares, com a implantação de 18.287 hidrômetros.

Em outubro de 2019 a execução dos serviços de saneamento foi retomada. O projeto é um investimento de R$ 180 milhões, do Governo do Estado, que vai favorecer 150 mil habitantes de Santarém. A entrega de todo o sistema que abastece o município está prevista para junho de 2024.

Texto de Meliny Campos / Ascom Cosanpa