Sefa, Polícia Civil e Semas apreendem mais de dois milhões de cabos de vassoura
Operação conjunta das secretarias de Estado da Fazenda (Sefa), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e da Policia Civil, por meio da Divisão de Investigação e Operações Especiais (Dioe), nesta quarta-feira (30), localizou e apreendeu mais de dois milhões de cabo de vassouras de madeira virola, que estavam armazenados em cinco depósitos localizados ao longo da Avenida Estrada Nova, em Belém.
A Operação denominada de “Caça as Bruxas” foi realizada com base em monitoramento feito pela inteligência do Fisco Estadual, que juntou informações e acompanhou a movimentação da mercadoria durante dias.
“A greve de caminhoneiros fez com que a carga ficasse retida e estocada durante muitos dias, facilitando o flagrante”, informou o diretor de Fiscalização da Sefa, auditor de receitas estaduais Shu Yun Fon. Ele explicou que os cabos de vassoura iriam ser transportados em caminhões e não têm certificação ambiental, e que a Sefa suspeita que as notas fiscais foram emitidas por empresas de fachada.
“Estas empresas só existem no papel, mas de fato, não possuem sede e nem funcionários, sendo criadas apenas para gerar documentos fiscais”, completou.
A mercadoria iria ser transportada para estados do nordeste e sudeste, e agora vão ficar sob a guarda da Semas, que vai conferir o material apreendido.
“Na segunda etapa da Operação, a Secretaria de Estado da Fazenda vai continuar o monitoramento, visando localizar e confirmar a existência de empresas de fachada, e fazendo fiscalização in loco”, afirmou o auditor .