Procissão de Corpus Christi, em Capanema, é bem cultural imaterial do Pará
A tradicional celebração de Corpus Christi, realizada há 42 anos em Capanema, nordeste paraense, é considerada um bem cultural de natureza imaterial do Pará pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Este ano, foi emitido parecer favorável já submetido à aprovação do Conselho Estadual de Cultura. A expectativa é que, em breve, a procissão receba o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, com decisão a ser publicada no Diário Oficial.
A arte de confeccionar tapetes de serragem colorida para a passagem do Cristo Sacramentado, em Capanema, também vem sendo cada vez mais conhecida pela comunidade católica do Brasil. A cada ano, o número de participantes cresce ainda mais. Na edição de 2018, que ocorre nesta quinta-feira, 31, no centro da cidade, são esperadas mais de 30 mil pessoas.
Este ano, além da tradicional procissão, os moradores e visitantes da cidade vão conferir uma exposição em projeção de led na fachada da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na noite que antecede o evento. Será montada ainda uma exposição no estacionamento cultural da Praça Magalhães Barata, com fotos e cartazes que ajudam a resgatar a memória da festividade. As fotos são postadas nas redes sociais com a hashtag #corpuschristicapanema nos perfis pessoais e, as selecionadas, serão compartilhadas na página do evento. A programação conta ainda com a Semana Eucarística, que passa por diversas comunidades da paróquia, e a noite cultural.
Para o diácono Benedito Silveira, coordenador geral da festividade, a solene procissão tem grande importância no calendário religioso e turístico de Capanema. “É a bela tradição de um povo que crê na presença viva de Cristo na Eucaristia. A população se une para confeccionar belos tapetes por todo o trajeto. É algo que já está no calendário turístico e religioso do Pará e atrai pessoas do país inteiro, movimentando a economia e a rede hoteleira em nossa cidade”, declarou.
O pároco Frei Luis explica que a celebração de Corpus Christi tem o objetivo de nos lembrar a presença sacramentada, real e companheira de Jesus. “Neste ano do laicato, preparamos vários eixos para enriquecer o sentido a celebração. Um deles fala sobre o Jesus que nos acompanha e nos envia para sermos uma igreja missionária. O tema central desta edição é a Eucaristia, que faz da igreja o fermento, o sal da terra, a luz do mundo”, afirmou.
O jovem Jarlandson Santos, 22 anos, é animador do setor da juventude daquela comunidade católica. Há seis anos, trabalha na organização da festividade de Corpus Christi. “A nossa juventude é responsável por confeccionar e ornamentar as ruas por onde vai passar a imagem do Cristo Sacramentado. São 1.300 metros de ruas a serem enfeitadas, divididas em 10 trechos, e cada trecho tem 130 metros. E, em cada um desses trechos, ficam dois ou três grupos”, explicou.
A preparação dos tapetes, segundo ele, começou há quase quatro meses, quando os jovens se reuniram para conseguir a quantidade de serragem necessária aos tapetes coloridos. “Eu fico muito feliz ao ver as pessoas tirando fotos, mostrando o nosso trabalho, não só da juventude, mas de todos os que contribuem para esta festa. São mais de oito horas de intenso trabalho para que tudo fique pronto para a procissão com Jesus Eucarístico, na manhã seguinte. Todo o esforço e dedicação, não são para nos vangloriar, mas sim para a glória de Deus”, disse.
Angélica e Vinicius Silva, ambos nascidos em Capanema, se conheceram no grupo de jovens da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Hoje, com três anos de casados, somam seis anos de trabalho à frente da organização da pintura do tapete da festividade. “Somos um casal que ajuda, orienta os jovens na pintura da serragem, de areia, na marcação de trechos das ruas, em parceria com outros amigos. Mas temos a clareza de que o tapete é apenas um símbolo. Apesar de todo o cansaço, ficamos alegres por saber que o nosso trabalho não é em vão, pois não é feito para homens, mas sim para Cristo que nos deu a vida. Esta é a nossa grande recompensa”, exaltou Angélica.
Programação
30 de maio (quarta-feira)
19h - Preparação e ornamentação das ruas para a grande solenidade. Haverá exposição de fotos e cartazes que ajudam a resgatar a memória da festividade no estacionamento cultural da Praça Magalhães Barata.
31 de maio (quinta-feira)
6h30 - Alvorada festiva com sinos e fogos
7h - Missa solene na Praça Frei Hermes Recanati e procissão solene com o Santíssimo pelas ruas ornamentadas.
19h - Missa de encerramento da festa de Corpus Christi e em seguida a noite cultural, com grupos de carimbó, quadrilha e artistas regionais.
* Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Capanema