Ação de saúde beneficia moradores da Campina Verde, em Marituba
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) participou nesta quarta-feira (30), em Marituba (Região Metropolitana de Belém), de uma ação de saúde destinada à comunidade de Campina Verde, no entorno do Aterro Sanitário do município. Foi mais uma ação assegurada pelo acordo firmado entre a Sespa, Prefeitura Municipal de Marituba, Ministério Público do Estado (MPE) e o Fórum Fora Lixão, que reúne representantes da população.
Desta vez, a ação foi realizada na Igreja Quadrangular Raiz de Davi, oferecendo atendimento em Clínica Médica, Pediatria e Odontologia, vacinação, mensuração de peso, verificação de pressão arterial, exame de glicemia e distribuição de medicamentos. A ação contou com a presença do representante da Sespa, Moysés Mascarenhas, e da representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Socorro Colares.
Segundo Moysés Mascarenhas, além de participar das ações levando profissionais de saúde, a Sespa tem garantido atendimento em Pediatria nas Unidades de Saúde da Família “Haifa Gabriel”, “Celina Lameira” e “ACS Maria do Perpétuo Socorro”, e atendimento em Pneumologia e Dermatologia na Unidade de Emergência Augusto Chaves e no Hospital Divina Providência, sendo que as consultas especializadas são marcadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), conforme as demandas nas unidades.
A líder comunitária de Campina Verde, Regiane Ribeiro, considerou a ação importante para a população, “porque é uma área muito carente de serviços de saúde, e há muito tempo que a gente espera por uma ação assim, já que os postos de saúde são distantes daqui”.
O pastor da Igreja Raiz de Davi, Antônio Rodrigues, também aprovou a ação realizada, da qual a Igreja é parceira. “A gente vem fazendo parceria com os órgãos públicos para trazer qualidade de vida e saúde para os moradores. E a gente vê o interesse dos governantes em querer ajudar a população, pois há muitas pessoas precisando de atendimento médico, como foi visto nesta ação de hoje”, acrescentou o líder religioso.