Detran registra queda de casos de infração com uso de álcool e direção em Salinópolis
Em quase 2.500 testes realizados em condutores de veículos foi constatada alteração em menos de 2%
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) constatou uma redução no número de casos de alcoolemia em Salinópolis, no nordeste paraense, no último final de semana. Do total de 2.494 testes realizados com etilômetro, constatou-se que somente 1,7% dos condutores apresentaram alguma alteração com relação à bebida, seja infração ou crime de trânsito.
Do total, apenas 42 abordagens resultaram em flagrante, sendo 25 enquadrados no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, e no 165-A, que trata sobre a recusa a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa.
Treze pessoas foram enquadradas no artigo 306 do CTB - conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência -, com pena de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
"Ficamos muito felizes com o resultado positivo obtido não só em Salinópolis, mas em todas as nossas áreas de jurisdição, as PAs (rodovias estaduais) e o trecho da BR-316, do KM 0 ao KM 18, graças ao nosso trabalho de fiscalização, operação e educação no trânsito", ressalta o diretor técnico operacional Bento Gouveia.
Desde a Operação "Festas Seguras", realizada no final de 2022 até o início de janeiro, o Detran vem registrando resultados positivos no município, fruto de um trabalho ostensivo de fiscalização e educação no trânsito, com ações voltadas à prevenção de acidentes e preservação da vida.