Polícia Civil vai às ruas apurar denúncias de maus-tratos a animais em Belém
A Divisão Especializada em Meio Ambiente (Demapa), da Polícia Civil, deflagrou uma ação em conjunto com peritos da Polícia Científica do Pará (PCP), nesta sexta-feira (27), para apurar denúncias de maus-tratos contra animais no bairro do Marco, em Belém. A diligência faz parte do cronograma de apuração de denúncias feitas via Disque Denúncia, na capital e região metropolitana.
Segundo a delegada Soranda Nascimento, titular da unidade, durante as diligências no imóvel indicado, foram encontrados três animais, sendo dois da raça shih-tzu e um pastor alemão, que estava na área externa da residência.
“Nosso trabalho é diário e investigamos várias denúncias por dia. Nesse caso, a proprietária disse que é viúva e, por conta da perda familiar recente, não está bem emocionalmente para oferecer os cuidados necessários aos animais. Além disso, a idosa contou que, por conta do porte maior do cão pastor, durante o dia ele fica na área externa da casa, pois, durante as brincadeiras ele pode machucar os cães menores”, contou.
A análise feita pelos peritos veterinários constatou a presenças de fezes, urinas e de mato alto no local, o que, segundo os policiais, causa desconforto e estresse aos animais.
Cuidado – Orientações sobre fortalecimento do bem-estar animal e acerca de seu papel como tutora na promoção da qualidade de vida do animal foram repassados à moradora, que foi intimada a comparecer na sede da Demapa, em Belém, para os procedimentos cabíveis.
Solidariedade – Em situações como essa, além de orientação, a equipe também tenta ajudar com o repasse de ração oriunda do banco de arrecadação da Demapa, em Belém, que recebe doações durante o ano inteiro.
“É importante que as pessoas tenham a consciência de dar assistência aos animais carentes e, por meio da doação, é possível demonstrar o amor e respeito pela causa animal. O trabalho de arrecadação é importante, pois é comum encontrarmos pessoas em situação de vulnerabilidade, com dificuldade de prover os animais da forma correta e acabam alimentando-os com feijão, arroz ou restos das refeições. Com isso os pets acabam perdendo peso e até adquirindo baixa imunidade”, explicou o investigador Luiz Junior.
“Estamos diariamente com várias frentes de trabalho para apurar os crimes ambientais e de maus tratos aos animais. É de fundamental importância que o cidadão faça a denúncia, mas de forma responsável, pois em muitos casos o animal não está em situação de abandono”, ressaltou a delegada Soranda Nascimento.
Serviço: Denúncias de maus-tratos contra animais podem ser feitas pelo número 181, que funciona 24h, ou pelo telefone da Demapa (3238-1225), em horário comercial.
Texto: Talison Lima