Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Servidores dos órgãos de segurança recebem capacitação para pilotar embarcações de pequeno porte 

Por Roberta Meireles (SEGUP)
26/01/2023 17h38

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio do Grupamento Fluvial (Gflu), em parceria com a Marinha do Brasil, está capacitando 20 servidores dos órgãos de segurança pública estadual, municipal e federal através do Curso Especial para Tripulação de Estado no Serviço Público (ETSP). A qualificação teve início na última segunda-feira (23) e finaliza nesta sexta-feira (27). 

Sendo a primeira capacitação do ano no Gflu, o curso ETSP tem como principal objetivo habilitar servidores empregados na Segurança Pública e capacitá-los para pilotar embarcações de Órgãos Públicos de miúdas (de pequeno porte) em ações desenvolvidas na malha hidroviária do estado. 

O diretor do Gflu, delegado Arthur Braga, explica que o planejamento das aulas acontece desde o ano anterior, visando estender a capacidade operacional da segurança fluvial.“A gente sempre se programa para iniciar no mês de janeiro habilitando novos servidores, principalmente diante dos investimentos da Segurança Pública. Portanto, o curso visa a habilitação desses políciais, para que eles operem essas embarcações, seja conduzindo a embarcação ou operando comode auxiliar diante das demandas que temos”, explicou o diretor.

Investimento - Em cinco dias de capacitação, 20 policiais dos municípios de Abaetetuba, Curuçá e também agentes da companhia Fluvial, policiais federais, e Guardas Municipal de Belém e Barcarena  receberam conhecimentos teóricos e práticos sobre a pilotagem, além de conteúdos sobre legislação e segurança da navegação, sinalização náutica, normas da Marinha e funcionamento das embarcações, além de concluir o curso com uma prova sobre os conhecimentos adquiridos.  

 “Temos esse objetivo de estar capacitando eles, iniciando o ano com a habilitação para devolver os policias às suas instituições de origem, devidamente habilitados para exercer os policiamentos nos rios do Pará. São diversos municípios que receberam ou que irão receber embarcações, e para que os agentes aprendam a segurança da navegação tem a parte teórica e a parte prática, onde eles fazem manobras e assumem a condução da embarcação, e depois a prova que finaliza o curso”, confirma o delegado.

Sonho realizado

Um dos alunos, sargento Ricardo da Polícia Militar, está há apenas seis meses atuando diretamente no Gflu, e acredita que  o curso soma muito na qualificação dos agentes, pois assim a experiência garante maior segurança na atuação profissional.

“Depois do curso a gente vai poder atuar em mar junto aos colegas de trabalho, além de já vinveciar aqui novas experiências, aprendizados e garantir a nossa habilitação. Pra mim isso vai mudar muito por que sem a habilitação eu ficava só na vontade de embarcar nas missões e agora vou estar capacitado para isso, pois assim a gente patrulha, se locomove, e damos apoio para os ribeirinhos e até pessoas doentes que nos acionam”, concluiu o sargento.

Texto: Bianca Galhardo (Ascom Segup)