Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Obras na Uredipe e URE Demétrio Medrado entram em fase de conclusão

As novas instalações das duas unidades especializadas serão entregues pelo governo do Estado ainda neste semestre

Por Governo do Pará (SECOM)
26/01/2023 14h43

Já estão em fase de conclusão as obras que o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), executa em duas importantes unidades de saúde na capital paraense - a Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Uredipe) e Unidade de Referência Especializada Demétrio Medrado. As duas obras foram iniciadas em março de 2022.

Localizada no bairro do Telégrafo, a Uredipe é referência no tratamento de doenças como HIV/Aids, sífilis e hepatite. Por ser a principal unidade de atendimento deste perfil no Estado, a Uredipe está com as obras divididas em duas etapas, para que os trabalhos de atendimento e acolhimento aos pacientes não seja interrompido.Equipe da Sespa acompanha o andamento das obras, essenciais para a rede de saúde pública estadual

Segundo o engenheiro de Obras da Sespa, Mayco Santos, as obras da primeira etapa de reconstrução da unidade estão com 70% já executados, e a previsão de entrega é março, quando os serviços da Uredipe serão remanejados para o prédio reconstruído, para início das obras da segunda etapa.

O governo entregará uma unidade moderna, cômoda e segura para a população. Esta é a maior obra já feita na Uredipe, que completa 36 anos de funcionamento em 2023. Todas as áreas e salas passam por reconstrução completa, com troca de pisos, portas e mobiliário, e modernização do acesso dos mais de 6.700 pacientes da unidade, além de aprimorar as condições de trabalho dos 170 servidores. A obra está orçada em R$ 2,2 milhões.

O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, destaca o avanço das obras. “A reconstrução da Uredipe é motivo de orgulho para nossa gestão. Não é uma simples reforma de pintura; é praticamente a entrega de uma nova unidade para o povo paraense. O projeto está levando em conta o perfil de atendimento da Uredipe, com toda a discrição para os pacientes. Como se trata de um local que recebe pessoas de todo o Estado, poderemos oferecer muito conforto para as pessoas que estão fazendo grandes deslocamentos. É bom saber que a entrega desta primeira etapa está tão próxima”, declarou.

Acesso e deslocamento - Pensar no perfil de atendimento também é fundamental para as obras da URE Demétrio Medrado, especializada no acompanhamento da reabilitação de pacientes com sequelas de patologias neurológicas, traumato-ortopédicas e amputações, e no tratamento de crianças de 3 a 12 anos com paralisia e malformação congênita. Por isso, a reconstrução da URE Demétrio Medrado prioriza a modernização do acesso e deslocamento de pessoas com limitação de mobilidade. A reconstrução está orçada em R$ 1,7 milhão.

Localizada no bairro da Sacramenta, a unidade tem quatro blocos: administrativo, fisioterapia, neuropediatria e assistencial. Segundo o engenheiro Mayco Santos, “podemos dizer que as únicas coisas que não foram reconstruídas na ‘Demétrio Medrado’ foram as paredes dos blocos. De resto, tudo foi trocado, modernizado e transformado para melhorar a vida dos pacientes e dos servidores. A unidade será entregue totalmente adaptada para o perfil de atendimento, e em condições excelentes de trabalho para os profissionais”.

Ele estima que 90% das obras já estejam concluídas, com entrega prevista para o final de fevereiro. Ainda serão instalados o mobiliário e o material de trabalho necessário ao funcionamento da unidade. Diferentemente da Uredipe, a “Demétrio Medrado” está fechada para a reconstrução. Os pacientes estão sendo atendidos na Unidade Básica de Saúde da Pedreira.

Texto: Edilson Teixeira - Ascom/Sespa