Obras na Uredipe e URE Demétrio Medrado entram em fase de conclusão
As novas instalações das duas unidades especializadas serão entregues pelo governo do Estado ainda neste semestre
Já estão em fase de conclusão as obras que o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), executa em duas importantes unidades de saúde na capital paraense - a Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Uredipe) e Unidade de Referência Especializada Demétrio Medrado. As duas obras foram iniciadas em março de 2022.
Localizada no bairro do Telégrafo, a Uredipe é referência no tratamento de doenças como HIV/Aids, sífilis e hepatite. Por ser a principal unidade de atendimento deste perfil no Estado, a Uredipe está com as obras divididas em duas etapas, para que os trabalhos de atendimento e acolhimento aos pacientes não seja interrompido.
Equipe da Sespa acompanha o andamento das obras, essenciais para a rede de saúde pública estadual
Segundo o engenheiro de Obras da Sespa, Mayco Santos, as obras da primeira etapa de reconstrução da unidade estão com 70% já executados, e a previsão de entrega é março, quando os serviços da Uredipe serão remanejados para o prédio reconstruído, para início das obras da segunda etapa.
O governo entregará uma unidade moderna, cômoda e segura para a população. Esta é a maior obra já feita na Uredipe, que completa 36 anos de funcionamento em 2023. Todas as áreas e salas passam por reconstrução completa, com troca de pisos, portas e mobiliário, e modernização do acesso dos mais de 6.700 pacientes da unidade, além de aprimorar as condições de trabalho dos 170 servidores. A obra está orçada em R$ 2,2 milhões.
O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, destaca o avanço das obras. “A reconstrução da Uredipe é motivo de orgulho para nossa gestão. Não é uma simples reforma de pintura; é praticamente a entrega de uma nova unidade para o povo paraense. O projeto está levando em conta o perfil de atendimento da Uredipe, com toda a discrição para os pacientes. Como se trata de um local que recebe pessoas de todo o Estado, poderemos oferecer muito conforto para as pessoas que estão fazendo grandes deslocamentos. É bom saber que a entrega desta primeira etapa está tão próxima”, declarou.
Acesso e deslocamento - Pensar no perfil de atendimento também é fundamental para as obras da URE Demétrio Medrado, especializada no acompanhamento da reabilitação de pacientes com sequelas de patologias neurológicas, traumato-ortopédicas e amputações, e no tratamento de crianças de 3 a 12 anos com paralisia e malformação congênita. Por isso, a reconstrução da URE Demétrio Medrado prioriza a modernização do acesso e deslocamento de pessoas com limitação de mobilidade. A reconstrução está orçada em R$ 1,7 milhão. 
Localizada no bairro da Sacramenta, a unidade tem quatro blocos: administrativo, fisioterapia, neuropediatria e assistencial. Segundo o engenheiro Mayco Santos, “podemos dizer que as únicas coisas que não foram reconstruídas na ‘Demétrio Medrado’ foram as paredes dos blocos. De resto, tudo foi trocado, modernizado e transformado para melhorar a vida dos pacientes e dos servidores. A unidade será entregue totalmente adaptada para o perfil de atendimento, e em condições excelentes de trabalho para os profissionais”.
Ele estima que 90% das obras já estejam concluídas, com entrega prevista para o final de fevereiro. Ainda serão instalados o mobiliário e o material de trabalho necessário ao funcionamento da unidade. Diferentemente da Uredipe, a “Demétrio Medrado” está fechada para a reconstrução. Os pacientes estão sendo atendidos na Unidade Básica de Saúde da Pedreira.
Texto: Edilson Teixeira - Ascom/Sespa
