Obras no quartel do Corpo de Bombeiros em Salinas entram em fase de conclusão
A reconstrução do espaço faz parte do plano de investimentos do governo estadual no aperfeiçoamento da estrutura das forças de segurança pública
Com um investimento de R$ 1,7 milhão, recursos oriundos do Tesouro Estadual, o Governo do Pará vai entregar em breve o novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Salinópolis, na região Nordeste. As obras, que já atingiram 99% de conclusão, incluem construção de alojamentos e vestiários, reconstrução de alojamentos, do prédio administrativo e da garagem náutica.
O 4º Subgrupamento de Incêndio Independente (4° SGI/I) foi fundado em 16 de janeiro de 1995, subordinado ao 2° GBM Castanhal, com o objetivo de suprir as necessidades de Salinópolis, que recebe constantemente turistas de várias partes do Brasil e de outros países, atraídos pelas belezas naturais da costa atlântica paraense.
Atualmente, o quartel do 13º Grupamento de Bombeiros Militar está localizado na Rodovia PA-124, KM-01, no bairro Bom Jesus, e conta com um efetivo de 56 militares, responsáveis por atividades de prevenção a incêndios, por meio da seção de atividades técnicas, combate a incêndios, resgate, salvamento em alturas e proteção balneária com serviço de guarda-vidas nas praias da Atalaia, Farol Velho, Maçarico e Corvina.
Compromisso social - O Grupamento é comandado pelo tenente-coronel Jacob Christovão Macieira, que estabeleceu como meta a qualificação profissional, a fim de garantir um serviço com padrão de excelência à população de Salinópolis. O GBM mantém o Projeto Escola da Vida, destinado a retirar das ruas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, enfatizando o compromisso da corporação com o bem-estar social.Guarda-vida em praia de Salinas, na costa atlântica do Pará: profissionais serão beneficiados com as novas instalações
"As obras estão bem avançadas. Foram construídos mais alojamentos para oficiais e praças superiores, e recriado um espaço para receber reforço de guarda-vidas nas operações maiores em nosso quartel. Tivemos também a construção de um novo banheiro, reconstrução da parte operacional e administrativa. Veio em boa hora. Estávamos precisando dessas intervenções, e o Estado proporcionou isso, para que a gente possa atender melhor a população salinense", informa o tenente-coronel Jacob Macieira.
Presença ampliada - Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o coronel Hayman Apolo Gomes de Souza afirma que, desde 2019, quando assumiu o comando, vem trabalhando para legislar a corporação e melhorar a logística e a estrutura física dos quartéis, a fim de ampliar a presença da corporação nos municípios.
"Para tanto, era necessária a reconstrução das unidades já existentes, com o objetivo de melhorar a qualidade e valorizar o militar. Fazer com que ele melhore sua autoestima dentro das unidades e o atendimento à população. Todas essas reconstruções feitas pelo governo são de suma importância, porque promovem bem-estar social à tropa, e com isso nós alcançamos vários êxitos, entre eles um melhor serviço à população. Para o CBM, essas reconstruções têm efeito positivo na tropa, que se sente valorizada pelo governo, e isso faz com que se tenha produtividade e eficiência", garante o oficial.
Segundo ele, outros grupamentos do CBM estão em obras, incluindo os de Ananindeua, Mosqueiro (distrito de Belém) e Altamira.