Obra sobre mineração e deslocamento de ribeirinhos no Rio Capim será lançada em Ipixuna do Pará
Segunda obra será lançada em Ipixuna do ParáA obra “Mineração e Deslocamento de ribeirinhos no Rio Capim: resignação, resistência e repertório de luta”, publicada pela Editora Dalcídio Jurandir, da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), será lançada no próximo sábado (21), às 19h, na Câmara de Vereadores, em Ipixuna do Pará. O livro é resultado da pesquisa do sociólogo Marcos de Almeida, desenvolvida para a dissertação do seu mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). O lançamento com sessão de autógrafos será aberto à comunidade e terá a presença do presidente da Ioepa, Aroldo Carneiro.
A obra estuda as mudanças no modo de vida das comunidades locais resultantes da exploração mineral na região da bacia do rio Capim, no nordeste do Pará. Traz para reflexão e discussão a questão do desenvolvimento como uma prática que não considera as práticas das comunidades, enxergando-as como um atraso. “É importante desenvolver esse tema para observarmos essas especificidades, para olharmos com mais atenção para a questão local, porque quando vemos outros livros que tratam da Amazônia é de maneira mais genérica, sem dizer que são essas pessoas e dar vozes a elas”, explicou o autor.
Esse é o segundo livro do autor que faz parte da linha editorial de produções científicas, cujo objetivo é investir e difundir os conhecimentos científicos produzidos na Amazônia, na perspectiva de atender as demandas das regiões e valorizar escritores paraenses. “Valorizar e prestigiar trabalhos de enriquecimento acadêmico como esse, que traz essas trocas de conhecimento a partir de formação pessoal do autor, fomenta que mais autores possam estar produzindo e publicando, no sentido de ampliação literária e científica do nosso Estado, em especial as regiões mais longínquas da capital”, declarou o presidente da Ioepa, Aroldo Carneiro.
O autor Marcos de Almeirda durante lançamento da primeira obra na 23ª Feira do Livro, em 2019O primeiro livro do sociólogo publicado pela Editora em 2019, com o título “A colônia união e a luta pela terra na rodovia Belém-Brasília: o sindicato, a igreja e atores políticos”, também aborda questões sociais do interior do Estado ao se debruçar sobre as transformações advindas da construção da rodovia Belém-Brasília. As duas produções estão disponíveis na loja da Ioepa para aquisição do público leitor.
Texto: Viviane Tamyres