Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JANEIRO BRANCO

Hospital Jean Bitar promove programação alusiva à saúde mental para usuários e colaboradores

A campanha nacional de saúde visa a conscientização e prevenção da saúde mental

Por Governo do Pará (SECOM)
13/01/2023 19h09

Para contribuir com a sua função social, própria de hospitais que se preocupam com a saúde da população, principalmente no que se refere à prevenção de doenças, o HJB, por meio do seu Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), iniciou na manhã dessa quinta-feira (12), o primeiro dia da programação alusiva ao Janeiro Branco, campanha nacional de Saúde que visa a conscientização e prevenção da saúde mental, com palestra sobre o tema para usuários da Unidade.

Durante a palestra, ministrada pela psicóloga Clínica do hospital, Roberta Smith, a profissional reforçou sobre o quanto é importante que as pessoas priorizem sua saúde mental, e destacou dentre as orientações repassadas, atitudes como amor próprio e autoconhecimento como formas de fortalecimento para manter a mente saudável.

"O amor próprio e o autoconhecimento são muito importantes para a nossa saúde mental, mas as pessoas não se preocupam com isso o quanto deveriam. Como falei na abordagem junto aos usuários, as pessoas se preocupam com outras partes do corpo como a beleza, por exemplo, mas não se preocupam com a saúde da mente. Precisamos alertar a sociedade, na verdade, a humanidade de maneira geral, para se importar com a manutenção da saúde mental e com o seu bem-estar", destaca a profissional.

De acordo com a palestrante, às vezes, a pessoa identifica que está diferente, mas não se importa, acha que isso é normal e não percebe que está adquirindo um adoecimento mental. "É necessária a busca por esse amor próprio, olhar pra si, aprender a se conhecer e adquirir esse equilíbrio; assim, a pessoa se fortalece, se conhece, se entende, e começa a conhecer os seus limites, o que a deixa feliz ou triste; o que a abala emocionalmente, o que a tira do seu centro de percepção. Tudo isso interfere positivamente na nossa saúde mental", enfatiza a psicóloga. 

No decorrer da palestra, a psicóloga elencou diversas orientações para a prevenção da saúde mental. Uma boa alimentação, prática de atividades físicas, leitura, meditação, qualidade do sono, foram algumas delas, assim como o preconceito das pessoas quanto às consultas e tratamentos com o profissional psiquiatra. A psicóloga fez questão de abordar o assunto em sua palestra. Segundo ela, o profissional está disponível para todos que precisarem dele. 

"Existe o estigma e o preconceito de que médico psiquiatra é para louco. Não existe isso! Médico psiquiatra é para todos nós. Se, em algum momento, a gente perceber que algo não está indo bem na nossa vida emocional e saúde de modo geral que não seja biológica, o psiquiatra é o médico ideal para trabalhar com isso, em conjunto com o psicólogo, que avaliam o paciente e alinham sobre a melhor forma de realizar o seu tratamento. Quanto à medicação, outro alvo de inúmeros preconceitos, muitas vezes, ela é necessária por um tempo determinado pelo médico, para que a pessoa entre em um quadro de estabilidade emocional e para que ela possa a voltar a ter uma vida normal. Psiquiatra é como qualquer outro médico que podemos precisar. É como o ortopedista, o ginecologista, o urologista, então, a gente precisa normalizar, e o que vai normalizar isso na mente das pessoas e saber qual o papel do profissional na manutenção da saúde mental das pessoas, e com o Janeiro Branco, isso também está sendo disseminado e o desmitificando.

Para a presidente do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), responsável pela  organização do evento, Priscila Brito, o HJB, por meio do Grupo, trouxe um momento de grande importância para os usuários e colaboradores que estiveram presente durante a palestra com a psicóloga Roberta Smith. "O momento proporcionou aos ouvintes, falas sobre a importância do cuidado com a saúde mental, de que forma ela pode contribuir para o processo de saúde das pessoas. É muito interessante quando há este espaço para que o usuário possa sanar dúvidas, como por exemplo, onde e como buscar atendimento psicológico pelo SUS. É fundamental disseminar ações em saúde como essa, promover saúde em todos os aspectos, em especial neste mês de conscientização ao cuidado com a saúde mental", ressaltou a presidente. 

Sanar dúvidas foi exatamente o que fez uma das participantes da palestra. Maria Ozinete da Silva, de Goianésia, região sul do Pará, usuária do Programa do governo, Obesidade Zero, interagiu com a palestrante e quis saber onde era possível encontrar tratamentos para as doenças de saúde mental, via  Sistema Único de Saúde (SUS).

"Acho muito importante que essas informações cheguem ao público, pois, muitas vezes, sentimos a necessidade de procurar ajuda para nós ou para conhecidos, mas não sabemos exatamente aonde ir. Aprendi muito hoje. Serve pra mim que também enfrento problemas causados pela obesidade. Já conheço a psicóloga Roberta, ela é muito atenciosa, um amor de profissional. É muito bom participar dessas palestras no Jean Bitar. Aprendi muito e vou continuar aprendendo. Informação também salva. Continuem", sugeriu a usuária.

A programação do Janeiro Branco no HJB conta com mais duas palestras, que acontecerá em dois horários do dia 23, 10h30 e 16h, tendo como público os colaboradores da instituição. A estratégia do GTH de sempre inserir os dois públicos principais (usuários e colaboradores) nas programações de ações em de educação e conscientização em Saúde, é uma forma que o hospital encontrou de contribuir com a saúde dos seus próprios colaboradores, para que também se tornam multiplicadores das informações fora da unidade hospitalar, junto aos familiares, amigos e conhecidos. Já com relação aos usuários, conforme informações do GTH, o Hospital entende que compartilhando os conhecimentos de sua equipe multiprofissional formada por diversos especialistas, com o público, é também uma forma que a instituição encontrou de levar a prevenção à doenças, auxiliando com a manutencão da saúde de paraenses de diversas partes do estado, reforçando assim, a sua função social, enquanto unidade de saúde. 

Serviço: O Hospital Jean Bitar, que integra a rede pública de saúde do Governo do Pará, é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro Umarizal, em Belém.

Texto: Joelza Silva