Usina da Paz Jurunas/ Condor: treinamento funcional fortalece saúde mental dos alunos
O primeiro mês do ano, com a campanha Janeiro Branco, propõe um movimento dedicado à construção de uma cultura da saúde mental na sociedade. O esporte é um dos aliados.
No mês de setembro, a dona de casa Marijane Oliveira foi diagnosticada com depressão após a perda de dois familiares. Com a entrega da Usina Jurunas /Condor, integrada ao Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará, em outubro de 2022, Marijane encontrou nas aulas funcionais realizadas no complexo uma das formas de reconquistar o bem-estar físico e mental.
“Eu só vivia chorando, estava a ponto de surtar. Depressão não é besteira. Como parte do tratamento, participar dos treinos foi o que me ajudou a levantar, a recuperar minhas forças. Eu saio daqui renovada, me sinto muito bem, com vontade de viver, mais disposta. Só tenho que agradecer a Deus e ao governo, porque isso aqui tem sido o médico dos médicos pra mim”, ressalta Marijane que participa dos treinamentos funcionais na Usina Jurunas /Condor, em Belém.
Eduardo Martins é educador físico na UsiPazO professor de educação física da UsiPaz, Eduardo Martins, reforça que a prática de atividade física é uma ferramenta fundamental para auxiliar no processo de controle da depressão e da ansiedade. “O convívio, as interações e o fortalecimento de vínculos entre os alunos auxiliam muito nesse processo. Considero a Usina como um instrumento de inclusão social. Muitos dos alunos não tinham condições financeiras nem sociais de pagar uma academia ou um profissional que fizesse esse acompanhamento. A aula funcional é uma oportunidade de cuidar do corpo e da mente. E a nossa Usina foi pioneira em ofertar o treinamento funcional. Foi um projeto piloto que deu muito certo e foi expandido para Terra Firme e Guamá”, diz.
Os treinamentos são disponíveis de segunda a sexta-feira, em dois horários no turno da manhã, a partir das 07h30. O interessado deve procurar, inicialmente, avaliação médica para verificar se está apto ou não à prática e, se liberado, deve se dirigir à coordenação esportiva da UsiPaz. Entre as outras atividades esportivas no complexo, estão: natação e hidroginástica, judô, futsal, boxe, defesa pessoal feminina, vôlei de areia. As atividades esportivas abrangem a faixa etária a partir de 7 anos. Há também atividades específicas para o público maior de 60 anos, como a hidroginástica.
A vendedora Karen Tatiane participa dos treinos funcionais desde o primeiro dia de aula. “Eu consigo ver uma melhora muito grande na minha saúde, me sinto com mais disposição pro trabalho, mais energia, emagreci. O exercício físico ajuda muito a melhorar também a saúde mental porque a gente gasta energia e faz amizades. Em um encontro nosso, todos relataram o quanto esses treinos trazem bem-estar. Eu saio me sentindo feliz e maravilhosa, com toda energia para aguentar a carga horário do trabalho e as atividades de casa”, destaca.
Psicologia - A psicóloga Joelma Costa, que atende na Usina do Jurunas/Condor, afirma que a prática de atividade física melhora a qualidade de vida como todo. “O exercício físico regular pode melhorar a capacidade cognitiva e reduz os níveis de ansiedade e estresse em geral, também pode melhorar a autoestima, imagem corporal de pacientes em risco de saúde mental. Várias pessoas relataram que o espaço físico da Usina é um sonho realizado, que veio trazer qualidade de vida, incluindo a possibilidade de realizarem uma atividade física”, conta.
O serviço de psicologia funciona a partir de um atendimento individual de escuta e acolhimento em um plano de psicoterapia, incluindo grupos temáticos de acordo com a demanda e encaminhamentos para os serviços oferecidos pela usina, em média 12 atendimentos diários individuais, além dos serviços de palestras e orientações. Interessados podem procurar agendamento previamente na recepção do local, apresentando os documentos originais necessários (Identidade, CPF, telefone para contato). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.
"Janeiro Branco" – A campanha fortalece um movimento social dedicado à construção de uma cultura da saúde mental na sociedade. O objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental dos seres humanos.