Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

CIIR realiza com exclusividade o tratamento de canal em crianças com Deficiência

Por Governo do Pará (SECOM)
12/01/2023 19h19

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, oferta com exclusividade, às crianças com Deficiência, o tratamento de canal em seu Centro Especializado em Odontologia (CEO), no mais alto padrão em tecnologia de saúde bucal disponível no Estado, sendo referência no Norte do Brasil ao atingir as quatro especialidades: visual, física, auditiva e intelectual. 

O procedimento visa tratar a inflamação ou infecção dentária, às vezes relacionadas a dor de dente. O tratamento de canal pode ser necessário após fratura dentária ou por cáries, quando não há a prevenção com a higiene bucal correta. É um procedimento no qual é realizada a remoção do tecido pulpar (ou polpa dentária), em decorrência de um processo inflamatório ou infeccioso.  

“Quando existe a indicação de tratamento endodôntico e o procedimento não é realizado por vontade do paciente, o dente pode ser perdido. Logo, cumprindo o cronograma corretamente, não há a necessidade de extrai-lo. No tratamento de canal o tecido pulpar é removido sendo realizada a desinfecção dos canais radiculares, solucionando a causa da dor e possibilitando reabilitar o dente novamente para a sua função”, explica Marcella Guerreiro, especialista em endodontia. 

Para evitar problemas futuros, a equipe de especialistas do CEO estimula à prevenção. Durante as consultas, a odontóloga ensina a forma correta da escovação para que o usuário não adquira cárie e contenha, por exemplo, a formação de tártaro.   

“Primordial é a escovação regular e correta com o complemento do uso de fio dental, diariamente. O fio dental remove a sujeira entre os dentes que a escova não alcança”, salienta pontuando que a visita rotineira ao dentista deve ser de pelo menos uma vez ao ano.    

localizador apical. Marcella Guerreiro destaca ainda, que uma boa saúde bucal pode ser adquirida apenas com uma escova macia e pequena quantidade de creme dental nas cerdas. “Para as crianças é indicada uma escova pequena de cerdas macias. Ainda, deve-se ficar atento na simples quantidade de creme dental nas cerdas da escova. O correto é uma quantidade igual a um grão de ervilha. Também é importante utilizar creme dental com flúor na composição para auxiliar na prevenção de cáries”.  

De acordo com a profissional, a movimentação correta nos dentes é fator principal na prevenção. “Orientamos realizar a escovação em três movimentos:  O circular na frente dos dentes; o movimento de vai e vem sobre os dentes, tanto superior quanto inferior e limpar as laterais dos dentes, inclinando a escova em 45°”.  

Ainda, a dentista revela a importância de limpar a língua, local da grande causa de mal hálito. “A pessoa deve sempre utilizar as cerdas da escova fazendo o movimento de trás para frente, puxando os resíduos. Além deste método, podemos fazer o uso dos raspadores de língua. Essas duas opções são mais eficazes que as ondulações que existem atrás da escova”.  

Romildo Costa, de 13 anos, diagnosticado com autismo realizou a sua primeira consulta no CEO. Rosildo Costa, de 64 anos, ressaltou que o início do acompanhamento odontológico do filho foi bem didático para a prevenção da saúde bucal do menino. “Gostei muito. Durante a consulta, a dentista conversou comigo perguntando a rotina de higiene que realizo no Romildo. Deu algumas orientações de prevenção e me ensinou alguns métodos importantes para seguir em casa. Gostei muito do atendimento, bem explicativo”, relata o pai.   

Aparelhos que auxiliam – Para o procedimento ter êxito, os profissionais utilizam a radiografia digital do dente, registrando em computador o exame complementar. 

Ainda, a equipe odontológica utiliza o sistema rotatório e localizador apical. “Um equipamento otimiza o tratamento por meio da movimentação automática e o outro aparelho realiza de forma eletrônica a medida do comprimento do dente, e dessa forma, torna o tratamento mais rápido e seguro”, finaliza Marcella Guerreiro. 

Em 2022, o CEO registrou mais de 18 mil procedimentos, incluindo acompanhamento e prevenção odontológica aos usuários do CIIR, com cerca de 2 mil atendimentos mensais. 

Estrutura - O CIIR oferece assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER). 

 Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59. 

Texto de Pallmer Barros/Ascom CIIR