Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Geral de Tailândia realiza mais de 1400 partos em 2022

Por Governo do Pará (SECOM)
12/01/2023 19h21

Referência em obstetrícia na região nordeste paraense, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) encerrou o ano de 2022 com mais de 1400 partos realizados e com média mensal superior a 100 partos. O HGT atende a diversas demandas, recebendo usuários de várias cidades e vilas vizinhas do município de Tailândia, fazendo com que o hospital receba centenas de atendimentos obstétricos por mês.

Letícia Cardoso, 17, teve seu primeiro filho no Hospital geral de Tailândia e expressou sua satisfação com o atendimento prestado pela unidade. “Desde minha entrada eu fui bem recebida, meu bebê nasceu bem e posso declarar que o atendimento foi ótimo. Até antes do meu parto, no acompanhamento da gestação, eu sempre tive um bom acolhimento, além da equipe de enfermagem que foi maravilhosa comigo, muito animada e educada. Foi tudo muito legal”, comentou a mãe do pequeno Heyttor Gabryel.

O pequeno usuário nasceu no dia 09 de janeiro, às 12h24, pesando um pouco mais de 3kg e com 46 cm de estatura. A avó de Heyttor, Dedilene Cardoso, 36, também denotou a qualidade do atendimento. “Eu achei muito bom o atendimento, tivemos contato com a equipe noturna e diurna do hospital e ambas foram excelentes, trataram minha filha e meu neto muito bem. Gostei do atendimento”, enfatizou a dona de casa.

Lucas Gomes, coordenador de enfermagem do Centro Obstétrico do HGT, comenta que a unidade é referência em obstetrícia na região e, no ano de 2022, foram investidos diversos recursos e que a gestão quer promover ainda mais para a melhoria de oferta de serviços para as gestantes que dão entrada na unidade, como investimentos em infraestrutura, equipamentos e qualificação da equipe multiprofissional.

Ele cita também os projetos de humanização que o HGT oferece às gestantes: “projetos de humanização como a aromoterapia, musicoterapia, laços de amor e o projeto nascer, do ministério da saúde, tem o intuito de levar uma assistência humanizada e tornar esse momento o mais especial possível e para as gestantes em trabalho de parto, com acolhimento e humanização” finalizou Lucas Gomes.

Humanização: O HGT promove, por meio do Grupo de Trabalho (GTH), o Projeto Laços de Amor que busca fortalecer a relação entre gestantes e equipe multiprofissional do HGT, ofertando um ambiente acolhedor, levando informações do aleitamento materno e rotinas hospitalares. Proporcionando condições para que as gestantes conheçam os recursos disponíveis no hospital, e se sintam acolhidas e mais seguras na hora do parto. O projeto realiza eventos mensais, onde um colaborador/facilitador, de profissões distintas, através de palestras, panfletos, vídeos, exposições, entre outros, abordam temas pré-estipulados para promoção de bem-estar e proteção do público alvo.

O projeto é intensificado no mês de agosto com a temática do aleitamento materno, que reduz os casos de diarreia, infecções respiratórias, alergias, diabetes, hipertensão, colesterol alto e obesidade e com foco no agosto dourado, estimular a amamentação, promove um melhor desenvolvimento da cavidade bucal do bebê.

Estrutura: O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Pedro Amorim/ Ascom HGT