Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Treinamento no HOL reúne profissionais intensivistas em prol da segurança do paciente

Durante qualificação da equipe, fisioterapeutas instruíram os colegas sobre técnicas que garantem maior segurança e conforto ao usuário

Por Governo do Pará (SECOM)
12/01/2023 17h02

A Divisão de Fisioterapia do Hospital Ophir Loyola (HOL) realizou, na última quarta-feira (11), treinamento com parte da equipe da Unidade de Terapia Intensiva da instituição. A capacitação ocorreu na UTI 4 e abordou, dentre vários assuntos, o posicionamento correto do circuito respiratório e cuidados com o paciente durante o banho, reconhecendo e avaliando o movimento e a fragilidade de cada usuário.

“O ambiente do Ophir é muito propício para ensino, pois é referência e reúne profissionais renomados e vindos de diversas instituições. Diante disso, nossa Divisão viu uma oportunidade de compartilhar conhecimento e aprimorar nosso atendimento. Todo o treinamento busca deixar o ambiente mais seguro para o paciente. Fizemos um projeto piloto e tivemos excelente aceitação da equipe da UTI 4, agora pretendemos estender o aprendizado para outras UTI´s e em todos os turnos”, explicou o fisioterapeuta e palestrante Rafael Araújo.

 Sobre a qualificação profissional, a coordenadora de enfermagem das Unidades de Terapia Intensivas do HOL, Daniela Soares, destacou que a assimilação de novas técnicas no ambiente hospitalar prioriza maior segurança do paciente. “O ensino-aprendizagem é um processo contínuo. A gente estuda algo hoje e amanhã pode estar completamente diferente, porque há avanços grandes na ciência. Pensando no paciente e na segurança de nossos usuários, proporcionamos esse treinamento à equipe, pois as técnicas precisam ser aprimoradas sempre para o melhor cuidado”, afirmou.

Há dois anos, a servidora Elisângela Silva atua como técnica de enfermagem no HOL e, para ela, treinamentos com especialistas aprimoram o conhecimento de quem lida com o cuidado intensivo. “Sou técnica em enfermagem há 12 anos e, recentemente, me formei enfermeira. O tema do meu trabalho de conclusão de curso foi sobre a segurança do paciente e, atualmente, faço pós-graduação. A minha dedicação aos estudos vem da necessidade de ampliar constantemente o saber e o treinamento de hoje com a equipe de fisioterapia foi bastante esclarecedor e orientou sobre várias técnicas”, afirmou.

A necessidade do treinamento surgiu da observação atenta da equipe de fisioterapia que identificou e enumerou as principais dificuldades dos técnicos de enfermagem e residentes, durante a higiene e o banho do paciente, por exemplo. “Analisamos alguns pontos na reunião com os colegas para ver o que poderíamos melhorar e otimizar para que os riscos diminuíssem. As técnicas são aprimoradas e os profissionais colocam toda a sua expertise em ação”, explicou o fisioterapeuta Daniel Garcia, que também participou das explanações.


Texto: Ellyson Ramos - Ascom HOL