Sejudh inicia ações refentes à campanha "Janeiro Branco" para servidores e usuários
Programação irá incluir atividades como orientação e distribuição de laços brancos, símbolo da campanha, e material informativo no eixo da saúde mental
A partir da próxima segunda-feira (16), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) irá iniciar ações relativas à campanha “Janeiro Branco”, que incluirá atividades como orientação e distribuição de laços brancos, símbolo da campanha, e material informativo no eixo da saúde mental para os usuários dos serviços da Secretaria e palestra voltada aos servidores da sede da Secretaria, do Procon Pará e da Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas.
Criada em 2014, a campanha “Janeiro Branco” se destina à conscientização e combate de tabus acerca do adoecimento mental, possibilitando a mudança de paradigmas e orientação aos indivíduos, a partir de palestras, oficinas, cursos e rodas de conversas, com a proposta de possibilitar a reformulação de eixos sociais e garantir uma vivência saudável em todas as esferas da vida do indivíduo.
De acordo com a psicóloga da Coordenadoria de Monitoramento dos Direitos Violados (CMDV), Priscila Taveira, “A CMDV, a partir de seu papel de monitoramento de violações de direitos e buscando oportunizar conhecimento para que tais direitos não venham a ser violados, traz à tona o contexto de saúde mental a partir da Campanha Janeiro Branco, para que o Estado trabalhe a educação psíquica da sociedade de forma efetiva, promovendo a possibilidade de prevenção, atenção, tratamento e sobretudo o conhecimento acerca de tais possibilidades, como direito básico do cidadão”, afirmou ela.
A programação inicia no dia 16 de janeiro, às 8h, com ação voltada aos usuários que estejam em atendimento ou em visita à Sejudh, com distribuição de laços brancos - símbolo da campanha Janeiro Branco - e de folders com informativos acerca da temática. A mesma ação voltada aos usuários também ocorrerá no dia 26 de janeiro.
Já na sexta-feira (20), a ação será voltada aos servidores da Sejudh, e aos servidores do Procon e da Cenpren, que contará com a palestra da psicóloga Sarah Valente, que abordará temas relativos ao tema da campanha. Também haverá o relato de experiência da servidora Leticia Cavalcante quanto à importância da prática de atividade física na superação de quadros de adoecimento mental.