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Protagonismo feminino na educação musical é destaque em pesquisa realizada na Uepa

Existência de poucas pesquisas sobre as mulheres na música do Pará torna trabalho importante para o conhecimento da história de Belém

Por Monique Hadad (UEPA)
12/01/2023 10h45

Com o objetivo de investigar a participação da mulher na vida artística e pedagógica de Belém, a licenciada no curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Luana Santana Pensador, desenvolveu no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o estudo "O Protagonismo da Mulher na Educação Musical" em Belém, no período de 1896 a 1936. 

O interesse da autora pela temática surgiu quando ela conheceu o trabalho "A Presença da Mulher na Música do Pará: o Texto na Canção de Autoria Feminina, da Belle Époque até a Metade do Século XX", da professora Dione Colares, que veio a se tornar orientadora de Luana. Hoje, como licenciada plena em música, Luana Pensador ressalta a escassez de trabalhos relacionados à atuação feminina nos espaços de educação musical do Pará como um dos aspectos que justifica a relevância do estudo realizado por ela, que recebeu o primeiro lugar de seu curso no Prêmio Melhor TCC 2021/2022, uma iniciativa da Uepa que busca valorizar e incentivar pesquisas de estudantes da graduação. 

Sobre a temática, a professora Dione Colares explica como passou a fazer parte das pesquisas acadêmicas realizadas por ela: "Iniciou com minha pesquisa doutoral e vem se desdobrando em novas pesquisas com alunos, em busca de ampliação e aprofundamento do estudo sobre mulheres na música da Amazônia paraense”. 

Para Luana, um dos principais conhecimentos adquiridos a partir da pesquisa foi perceber como se deu a construção da estética musical de Belém, baseada no modelo europeu, assim como a forma de transmissão e difusão da música erudita.

“Também foi possível observar, em programas de apresentação de recitais, que nesses espaços há uma presença ativa da figura feminina na execução do repertório da música europeia, reforçando a idealização do status social da época. Entretanto, apesar das restrições impostas e reconhecidas desse tempo, para algumas mulheres, o fato de dar aula de música foi a maneira de colocar em prática a vontade de repassar os seus conhecimentos e aos poucos encontrar espaço para atuar em locais antes impensáveis”, detalha.

Protagonismo feminino - Algumas mulheres que abriram espaço no campo profissional da educação musical em Belém ganharam destaque no TCC. Uma delas é Antônia Rocha de Castro, que atuou como professora de música e fundadora da Escola Carlos Gomes, em 1915, durante o período em que o Instituto Estadual Carlos Gomes permaneceu desativado. 

Outra atuação ressaltada é a da cantora lírica paraense Helena Nobre, integrante de uma família de músicos e que esteve ligada à área do magistério do canto, ministrando aulas particulares. Já a figura de Helena Souza é lembrada no campo pedagógico musical, por ser a primeira pianista mulher a assumir a cátedra de piano no Instituto Estadual Carlos Gomes. No trabalho, Luana pontua: “Além destas personalidades femininas, que atuaram profissionalmente na música, certamente, outras figuras femininas participaram ativamente da vida musical da cidade, seja no anonimato ou atuando no mercado de trabalho musical de Belém”. 

Luana Pensador discute a importância da educação musical feminina para a conquista do espaço profissional pelas mulheres. “Durante o período pesquisado, a atividade destacada que transmitia tanto o entretenimento feminino da época, como o seu status social era a habilidade de tocar piano. Dado isso, a mulher neste espaço musical foi transformando o que era ‘diversão’ em uma forma de trabalho e, por isso, a importância do seu papel nesse contexto histórico”, explica. 

A professora Dione Colares considera importante frisar que, no período estudado, determinadas atividades musicais, como compor, reger e atuar artisticamente faziam parte de uma tradição masculina. “A mulher foi aos poucos se fazendo presente na música como educadora. É muito importante do ponto de vista histórico, social e cultural, visibilizar mulheres que participaram da vida musical de Belém na primeira metade do século XX e que foram invisibilizadas por diversas questões relacionadas ao patriarcado, bem como outras relacionadas aos estudos de gênero”. 

Importância histórica - A existência de poucas pesquisas sobre as mulheres na música do Pará, especialmente até a primeira metade do século XX, tornam trabalhos como o orientado por Dione essenciais para o conhecimento da história de Belém. “Estudos que se voltam para essa temática têm o potencial de ampliar a compreensão sociocultural da nossa região, no que tange aos estudos sobre mulheres que atuaram na vida musical de Belém”, observa a professora.

Na visão de Luana, a representatividade do tema para o contexto histórico de Belém se dá “pela importância da figura feminina no processo de ensino e aprendizagem musical, o qual, antigamente, era predominado pelo sexo masculino”. A autora do TCC ressalta o fortalecimento da presença feminina no contexto histórico musical estudado: “O papel da mulher se destaca, pois foi ganhando visibilidade e espaço para suas difusões artísticas na cidade, o que para a atualidade representa um grande empoderamento das novas gerações de musicistas”, afirma.