Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO

“Precaução de Contato e Isolamento contra Agentes Infecciosos" é tema de capacitação no HMUE

Programação integra cronograma de atividades de educação permanente programadas para serem realizadas durante o ano

Por Governo do Pará (SECOM)
12/01/2023 09h00

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, na Grande Belém, iniciou nesta semana, a capacitação “Precaução de Contato e Isolamento” com foco em agentes infecciosos, para profissionais assistenciais, com o objetivo de fortalecer as práticas voltadas para a segurança dos pacientes e também das equipes.

O treinamento promovido na unidade, que pertence à Rede de Saúde Pública do Governo do Pará e é gerenciada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), faz parte de uma agenda de atividades focadas na educação continuada dos profissionais que atuam na unidade hospitalar.

“Durante todo o ano, ações que reforçam as boas práticas voltadas ao cuidado dos nossos pacientes são realizadas com os profissionais. O treinamento iniciado hoje abre o calendário do que já está previsto para ocorrer durante todo o ano”, afirma a analista do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Telma Mendes.

Segundo a enfermeira de educação do HMUE, Camila Carmona, a programação orientou os profissionais para continuarem atuando com qualidade e humanização, durante o atendimento aos pacientes internados. “Em mais esse treinamento, estamos garantindo que haja a atualização sobre os corretos protocolos e formas de atuação. Isso tudo reafirma o compromisso que temos com a qualidade da assistência prestada aos internados no HMUE”, diz.

Para a supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HMUE, Wilma Jax, o momento vem para reforçar o que os profissionais já praticam diariamente.

“O momento é para reforçar o que todos esses profissionais já praticam no dia a dia dentro do hospital e, mais que isso, vem para cumprir um papel primordial de oportunizar meios para que a assistência não fique de forma automática, mas sim cuidadosa e humanizada”, afirma.

Qualidade - Referência no tratamento de média e alta complexidade, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará. A unidade dispõe de leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica - exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras -, além de leitos de Terapia Intensiva (UTI).

Anualmente, mais de 500 mil atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais, são realizados na unidade, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Alberto Dergan/Ascom HMUE