Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Renomado economista americano visita Belém e apresenta propostas ao Governo do Pará

Ele conversou com a vice-governadora, Hana Ghassan sobre questões complexas e determinantes para o alcance do chamado 'Desenvolvimento Sustentável'

Por Aline Saavedra (SECOM)
10/01/2023 17h48

O economista norte-americano e professor da Universidade de Columbia (EUA), Jeffrey Sachs, esteve na manhã desta terça-feira (8), em reunião com a Vice-Governadora do Estado, Hana Ghassan. Fundador do Science Panel for the Amazon (“Painel Científico para a Amazônia”, em livre tradução), juntamente com a Professora Emma Torres, também presente na visita, o Dr. Sachs é um dos mais renomados cientistas mundiais, por suas contribuições relacionadas a questões complexas e determinantes para o alcance do chamado “Desenvolvimento Sustentável”.

A visita teve por objetivos, apresentar ao Governo do Pará o propósito do Painel Científico para a Amazônia (SPA) na resolução de problemas ambientais, sociais e econômicos que podem ser solucionados a partir da própria Natureza (o conceito chamado de “nature-based solutions”), e a dedicação do Comitê Diretor do SPA em buscar soluções de financiamento ambiental, melhoria dos sistemas produtivos, tecnologia e formação educacional na Amazônia, especialmente no Pará. 

Sachs afirmou que está “especialmente focado” em dois temas específicos: buscar meios para ampliar o número de cientistas da própria Amazônia, a exemplo de um ingresso cada vez maior de indígenas nas Universidades, e também fazer com que o financiamento disponível no mundo para a contenção das Mudanças Climáticas seja mais efetivo nas três regiões onde há florestas tropicais: Amazônia, África e Sudeste Asiático.

“Temos uma relação bastante próxima com diferentes atores do ambiente de financiamento climático global, e acreditamos que a retomada do Fundo Amazônia poderá mobilizar mais recursos ainda para o Brasil. No entanto, acreditamos que o país precisa estabelecer modelos de execução que façam os mecanismos de estados e municípios funcionarem de maneira integrada, para que o fundo possa ser melhor utilizado”, explica Sachs.Além disso, Jeffrey Sachs e Emma Torres explicaram à Vice-Governadora do Estado a proposta de realização da I Conferência Internacional do Painel Científico para a Amazônia, que será sediada em Belém, nos dias 08, 09 e 10 de março. “O Painel [SPA] foi criado em 2019 e, dada a pandemia nos últimos anos, nunca foi possível que reuníssemos o conjunto de cientistas presencialmente. Faríamos no ano passado nosso 1º Encontro, a pedido do Presidente da Colômbia, mas não conseguimos. Estamos confiantes de que em Belém façamos este momento em grande estilo, no coração da Amazônia”, explicou Torres. 

O Painel Científico para a Amazônia (SPA) tem hoje associados mais de 240 cientistas, de todas as partes do mundo, que se dedicam a estudar diferentes temas ligados à região amazônica. A proposta do evento (a ser realizado em março na capital paraense) é para além da elaboração do Planejamento Estratégico 2023-2025 do SPA, definir temas prioritários para a produção científica que seja útil a governos, setor empresarial e sociedade civil, divulgando estudos que auxiliem a boa tomada de decisão e a melhoria de realidades amazônicas.

Na ocasião, estão previstos de serem divulgados estudos e celebradas cooperações com instituições de pesquisa para os próximos três anos, e que culminarão com a realização da 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas, COP-30, em alguma cidade da América Latina.

Em discurso ainda na COP-27, em novembro, o então Presidente-eleito Luiz Inácio Lula da Silva havia adiantado que se empenhará para que “a COP-30 seja sediada em uma cidade amazônica”.

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, reforçou que o Governo do Estado entregará seus melhores esforços para a realização da I Conferência Internacional do Painel, assim como também reiterou a disposição e o interesse do Pará na realização da COP-30 em Belém, em 2025.

Na ocasião, também estiveram presentes, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o Secretário Adjunto de Regularidade Ambiental, Rodolpho Bastos, a Diretora de Bioeconomia, Serviços Ambientais e Mudanças Climáticas, Camille Bemerguy, e o Diretor de Planejamento Estratégico e Projetos Especiais, Wendell Andrade. Dr. Sachs também esteve acompanhado de sua esposa, Sra. Sonia Sachs.