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Hospital Geral de Tailândia aumenta em 40% o número de cirurgias em 2022

Por Governo do Pará (SECOM)
10/01/2023 18h54

Para melhorar cada vez mais o fluxo de atendimento assistencial, a gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT) promoveu, durante o ano passado, um mutirão de cirurgias com o objetivo de atender a grande demanda, mantendo o mesmo padrão de qualidade e segurança do paciente. A média mensal de procedimentos cirúrgicos é de 220, totalizando mais de 2.500 procedimentos cirúrgicos nos 12 meses de 2022. Em comparação com 2021, o HGT aumentou pouco mais de 40% o seu número de cirurgias, realizando 1.900 em 2021 e, no ano passado, mais de 2.600. Uma diferença superior a 700 procedimentos.

Para dar mais celeridade à fila de espera estes procedimentos, a gestão do hospital aumentou o número de realização de cirurgias eletivas e gerais por intermédio de mutirões, além do aumento do quadro de profissionais da assistência, o que otimizou o fluxo do atendimento na unidade hospitalar.

O diretor técnico, Marcello Ferreira, destaca a importância de acelerar a fila de procedimentos cirúrgicos para a população da região. “Aumentar o acesso às cirurgias eletivas é reduzir a fila ambulatorial de espera, o que proporciona mais qualidade de vida para a população. O Hospital Geral de Tailândia se alegra em dispor de equipe técnica multiprofissional capaz de otimizar processos internos, em favor da ampliação dos números de cirurgias.”, explicou.

Em janeiro de 2022, o HGT realizou 158 cirurgias, já em dezembro, o número aumentou para 254. O salto no número de procedimentos realizados é resultado de uma visão ampliada da gestão, compreendendo a necessidade de acelerar a fila de espera para essa demanda de atendimento. O HGT proporciona a realização de vários procedimentos, entre eles, a retirada da vesícula biliar (colecistectomia), além de hernioplastias, cirurgias ginecológicas, ortopédicas e outras cirurgias gerais.

Cícero Alves, de 41 anos, foi um dos usuários que passou por procedimento cirúrgico de emergência e comenta sua satisfação com o atendimento. “Cheguei com muita dor e, desde o início, a equipe me deu toda a assistência. Não tenho o que reclamar, todos os profissionais foram muito educados, pessoas boas”. O agricultor comenta que é a primeira vez que precisou de uma intervenção cirúrgica e que achou o Centro Cirúrgico muito acolhedor, assim como a equipe multiprofissional do setor.

Inovação - Além disso, em junho do ano passado, o HGT implantou o método “Pit Stop” para realização de cirurgias, prevenindo eventos adversos, promovendo segurança ao usuário. A novidade funciona como check-list antes dos procedimentos, foram colocados alguns adesivos na entrada do Centro Cirúrgico, como lembrete à segurança do usuário: nome do usuário; se foram retirados os adornos; se está em jejum; se o local da cirurgia está marcado corretamente; termo de consentimento informado; se está com pulseira de identificação e se o pré-operatório foi realizado.

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço - O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto: Pedro Amorim/ Ascom HGT