Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Aos 407 anos de Belém, Estado celebra a capital com investimentos em áreas essenciais para a população

Obras e serviços em saúde pública facilitam o acesso gratuito a atendimentos de média e alta complexidade

Por Carol Menezes (SECOM)
10/01/2023 12h31

O ano de 2022 foi de muitos investimentos feitos pelo Governo do Pará em todo o território paraense. Na capital, Belém, diferentes áreas foram contempladas. Em saúde, por exemplo, estão em andamento as obras do Hospital da Mulher, e do Pronto Socorro do Bengui, na Avenida Augusto Montenegro, enquanto a Policlínica Metropolitana se consolida como referência para a população no atendimento em diversas especialidades.

As sete Usinas da Paz (UsiPaz) já em funcionamento são complexos de cidadania e segurança idealizados pelo governo estadual, com vistas à promoção de transformação social, por meio da redução da violência e de ações de cidadania. Em 2022, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) passaram a atuar nos ambulatórios de saúde instalados na UsiPaz Cabanagem, na UsiPaz Bengui e UsiPaz Jurunas/Condor. Em breve, a população do bairro mais populoso da capital, o Guamá, também terá acesso a uma Usina da Paz.

Entregas de ambulâncias fazem parte de uma série de investimentos, realizada por meio da Sespa, para aumentar as possibilidades de deslocamento dos pacientes que necessitem de remoção. Unidades de saúde de diferentes regiões do Estado foram equipadas para a realização de exames. Em Belém, a Sespa entregou ambulância para o município de Belém, assim como ao 1º Centro Regional de Saúde, a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, a Fundação Santa Casa e o Hospital Ophir Loyola.

Transplantes - Nos últimos três anos, a Central Estadual de Transplantes intensificou e apoiou medidas que repercutiram no aperfeiçoamento da doação e captação de órgãos e tecidos no Estado, como a implantação do transplante renal pediátrico e de fígado na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará; a autorização do transplante de medula óssea em Belém, e a inserção de mais um estabelecimento de saúde para realizar transplante de córnea na capital.

Uma das mais recentes conquistas da CET foi ganhar sede própria, em funcionamento desde junho de 2022 em espaço cedido pela Santa Casa. O espaço foi construído em parceria da Fundação com a Sespa, resultado do investimento de R$ 463.960,94.

Inclusão - Em março, a Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), da Sespa, lançou o Programa Nortea Pará, com o objetivo de apoiar a inserção de jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho. Desenvolvido pela Cepa em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Pará), o programa inicialmente consiste na formação de 60 servidores públicos, entre profissionais de Recursos Humanos, gestores e técnicos, para serem replicadores da inclusão, colaborando para que jovens e adultos com TEA tenham protagonismo social e autonomia, para que possam desenvolver suas potencialidades profissionais.

“Belém é umas das principais capitais da região Norte e tem uma grande concentração populacional. Por isso, é importante o reconhecimento do sistema público de saúde, tendo em vista a necessidade de expandir as especialidades, melhorar a estrutura das unidades, disponibilizar mais consultas e profissionais através do fortalecimento do SUS. Essa foi uma bandeira da nossa gestão nos últimos anos na capital, e sabemos da importância de manter esses serviços, pois eles também são referência para os atendimentos realizados no interior do Estado. Estamos muito contentes com as entregas realizadas em 2022, e esperamos continuar com este trabalho, beneficiando ainda mais pessoas”, afirma o secretário de Estado de Saúde Pública em exercício, Ariel Sampaio.

Experiência - Fernanda Santos e seu filho Tayller foram atendidos pelo Programa de Tratamento de Deformidades Congênitas das Mãos. Moradora de Marabá, na região Sudeste, ela conta que o menino, nascido em maio de 2021, teve problemas na formação de mãos e pés. No final daquele ano, ela foi encaminhada ao Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, para uma consultar com especialista em cirurgia em mãos. Após o cumprimento das etapas médicas necessárias, a criança foi encaminhada para duas cirurgias no Hospital Regional Abelardo Santos, no distrito de Icoaraci. A primeira foi em julho de 2022, e a segunda em dezembro.

“As primeiras cirurgias foram para corrigir problemas nas mãos, e tem mais uma agendada para operar o pé dele, que nasceu com um dedinho a mais. A recuperação dele tá indo muito bem. Sempre fomos bem atendidos. Médicos, enfermeiros, todos atendem bem. É o melhor hospital que conheci”, garante Fernanda Santos.