Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXPOSIÇÃO

Documentos e fotografias retratam a história e a face do 'Povo Cabano'

Programação do Preamar Cabano, promovida pelo governo do Estado por meio da Secult, fica aberta à visitação no Arquivo Público do Pará até o final de janeiro

Por Josie Soeiro (SECULT)
09/01/2023 14h00

A amostra “Povo Cabano” pode ser conferida na na sede do Arquivo Público do Estado, em BelémA partir desta segunda-feira (09), um recorte de documentos seculares do Arquivo Público do Pará (Apep) e fotos contemporâneas do acervo do Museu do Estado do Pará (MEP) compõem uma exposição que traz ao público um pouco da história da Cabanagem, um das principais movimentos populares do século XIX, no Período Regencial. A amostra “Povo Cabano” é gratuita e ficará aberta à visitação até 31 de janeiro, na sede do Arquivo Público do Estado, em Belém. A ação integra o calendário do Preamar Cabano, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Documentos históricos integram a exposiçãoOs visitantes vão poder conferir documentos que são fontes históricas, manuscritos do período que mostram povos indígenas, negros libertos e escravizados, ribeirinhos, mulheres e pequenos agricultores que travaram batalhas contra as forças imperiais por melhores condições de vida na Província do Grão-Pará. Também é possível acompanhar imagens do fotógrafo paraense Luiz Braga, que retratou rostos com características próprias de indivíduos amazônicos.

De acordo com o diretor do Arquivo Público, Leonardo Torii, a seleção de acervo proporciona aos visitantes uma experiência visual única. “A exposição ajuda a compreender e visualizar os rostos que lutaram na Cabanagem. A exposição tem esse traço de unir o passado e o presente, arte e documentação histórica”, destacou. 

A face da Amazônia nas imagens captadas pelo olhar do premiado fotógrafo paraense Luiz BragaServiço: Exposição “Povo Cabano”. Período: de 09 a 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 08 às 15 h, na sede do Arquivo Público do Pará - Travessa Campos Sales, nº 273, bairro da Campina. Entrada gratuita.